“Família Acolhedora”: amor e cuidado com crianças e adolescentes em situação de risco
Poços de Caldas, MG – O serviço em Família Acolhedora é formado por famílias voluntárias que acolhem, em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, quando a família original se encontra temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções.
No município, o serviço é realizado por meio de termo de colaboração com a Associação Criança Feliz. Uma equipe técnica é responsável por captar, capacitar, cadastrar e acompanhar famílias acolhedoras e realizar o acompanhamento da criança ou adolescente acolhido e sua família de origem. As famílias assumem, temporariamente, os cuidados de forma integral da criança ou adolescente incluindo educação, saúde e lazer, com amor e dedicação.
Em Poços de Caldas, a ação existe desde 2007. Para dar mais visibilidade ao serviço, a Associação Criança Feliz vai promover no próximo mês uma série de ações na área central da cidade, como blitzes com distribuição de folhetos, buscando aumentar a participação da comunidade. A primeira delas vai ser dia 5 de agosto, das 9h às 18h, na esquina da rua Assis Figueiredo com Prefeito Chagas. Também haverá campanha nas redes sociais. “Vamos fazer a campanha ‘Família Acolhedora: um jeito incrível de ser família’. Nosso objetivo é que a população conheça o nosso serviço e sua importância para o município”, diz Aline Garcia Olímpio, coordenadora da associação.
A família que tiver interesse em fazer a diferença na vida de uma criança ou adolescente, oferecendo proteção, amor e cuidado, pode entrar em contato pelo telefone/Whatsapp (35) 98707-1454. “As famílias têm que ter disponibilidade. O tempo que a criança fica com a família acolhedora pode chegar até um ano, mas sempre trabalhamos para que seja por um período mais breve”, informa a coordenadora.
A família que acolhe não tem direito à adoção. O acolhimento familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. Representa um serviço dentro da Proteção Social Especial, junto com os demais serviços de acolhimento institucional (abrigos e casas lares), para crianças e adolescentes em situação de risco social que foram afastados de suas famílias de origem, por decisão judicial.
A proposta do acolhimento familiar é, primeiramente, reintegrar a criança que está afastada da família, sob medida protetiva, à sua família de origem ou extensa. Caso isso não seja possível, trabalha-se em conjunto com a equipe técnica do Fórum, a inserção em família substituta que esteja cadastrada na fila de adoção. Saiba mais sobre o serviço de Família Acolhedora no site https://familiaacolhedora.org.br/