MEMÓRIA HISTÓRICA – Escolas municipais e seus nomes

Data da Publicação:

03/08/2022

Hugo Pontes
Professor, jornalista e escritor

Há algum tempo faço a biografia de cidadãos e cidadãs que emprestaram seus nomes às escolas municipais. Vou, neste artigo, relacionar alguns. Esta pesquisa foi iniciada em 2020 e, agora, por ocasião do sesquicentenário da cidade, pode servir a todos aqueles que estejam realizando pesquisa sobre o tema.

Alvino Hosken
de Oliveira
Nasceu em Santa Clara do Carangola-RJ em 6 de julho de 1906 e faleceu em Campinas-SP em 20 de novembro de 1962. Foi sepultado em Poços de Caldas. Era filho de João Belo de Oliveira e Maria Madalena Hosken de Oliveira. Casado com Beatriz Canedo de Oliveira. Era advogado e gerente do Banco de Crédito Rural. Proprietário da empresa Água Mineral de Poços de Caldas. Exerceu a presidência da Associação Comercial. Foi vereador de 1955 a 1967. Durante os seus mandatos foi presidente da Câmara – 1955 a 1963. É nome de rua no bairro de Nossa Senhora da Saúde.

Irmão José Gregório
José Cerqueira Capelli, conhecido como Irmão José Gregório, da Congregação dos Irmãos Maristas, era natural do Sítio das Palmeiras, próximo de Juiz de Fora, e faleceu em Poços de Caldas em 8 de novembro de 1980. Era professor, filólogo, jornalista e pesquisador. Lecionou no Colégio Marista e na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Deixou publicada a obra, em três volumes, “Contribuição Indígena ao Brasil”.

Doutor
José Vargas de Souza
Nasceu na cidade de Caconde-SP em 27 de dezembro de 1919 e faleceu em Poços de Caldas em 24 de janeiro de 1977. Era filho de Afonso José de Souza e Zena Vargas de Souza. Foi casado com Jarbina Ferreira de Souza. Era dentista e jornalista. Foi diretor da Gazeta do Sul de Minas e presidente da Associação Sul-Mineira de Imprensa; presidente do Instituto Educacional São João da Escócia; venerável da Loja Maçônica Estrela Caldense. Foi eleito vereador por várias legislaturas de 1959 a 1963 e 1973 a 1977. Presidente da Câmara em 1974-1975. Foi o primeiro diretor do Colégio Municipal e o primeiro ecretário da Educação da então criada Secretaria Municipal da Educação.

Professor
Júlio Bonazzi
Nasceu em Pescia, Itália. Era casado com Ida Bonazzi. Veio para o Brasil em 1924. Como professor inicia as suas atividades docentes em 1925 na escola da Sociedade Italiana Stella D’Italia. Mais tarde colaborou na fundação da Escola Anita Garibaldi. Durante 40 anos lecionou no Colégio Jesus Maria José; também no Instituto Educacional São João da Escócia e nas cidades vizinhas de Caldas e Botelhos. Era professor de Matemática, Latim e História. Foi presidente da Sociedade Stella D’Italia e agente consular italiano em Poços de Caldas. É nome de escola e da Biblioteca do Monjolinho.

Professora Maria Ovídia da Paixão Junqueira
Nasceu em 01 de novembro de 1887 em Caldas-MG e faleceu em 5 de setembro de 1961 em Niterói-RJ. Era filha de Manoel da Paixão e Josefina Pereira de Morais Paixão. Foi casada com o fazendeiro Affonso Junqueira e não teve filhos. Exerceu durante um período a presidência da Gota de Leite. Foi professora e secretária do Colégio Mackenzie em Poços de Caldas. Com a morte do marido, mudou-se para São Paulo. Ali ocupou cargo no Exército da Salvação e foi diretora do Lar das Moças de São Paulo. Herdeira de parte da Fazenda do Barreiro, vendeu-a para a sua cunhada Augusta Junqueira.

Professora
Nicolina Bernardo
Nasceu em Poços de Caldas em 17 de maio de 1906 e faleceu em 21 de janeiro de 1977. Era filha de José Bernardo e Assunta Veronezzi Bernardo. Estudou na escola particular da professora Maria Ovídia Junqueira. Como professora fundou, junto com a sua irmã Carolina Bernardo, a Escola Sete de Setembro no ano de 1922. É nome da Escola Municipal do Marco Divisório. É nome de rua no bairro Santa Augusta I.

 

Vicentina Massa

Nasceu a 21 de abril de 1916. Era casada com o industrial José Massa, imigrante italiano, proprietário da indústria de carrocerias para ônibus Caio – Companhia Americana Industrial de Ônibus, fundada em 1945. José Massa, em 1949, fundou a Sociedade Circular de Poços de Caldas – empresa de transporte urbano – junto com Januário Gargiullo e Anibal Bussolino. Nessa época Poços de Caldas tinha 25 mil habitantes. Vicentina Massa era bisavó do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa.

A família Massa tinha inúmeras propriedades em Poços de Caldas, entre as quais a Chácara Massa, na Rua São João da Boa Vista, em imenso terreno no sopé da Serra de São Domingos. O nome da escola é em virtude de a família haver doado parte de uma área de sua propriedade para a construção da escola, localizada na zona leste da cidade, na Avenida José Romeu Tramonte, 82 – Chácaras Poços de Caldas.

 

Vitalina Rosi

Nasceu em Poços de Caldas em 25 de julho de 1907 e faleceu em Poços de Caldas em 06 de março de 1995. Era filha de imigrantes italianos. Como comerciante era proprietária de A Futurista, casa comercial. Foi a primeira mulher a fazer parte da diretoria da Associação Comercial, eleita para o Conselho Consultivo em 1943. Foi uma das fundadoras do SOS Serviços Sociais e fez parte da diretoria por 40 anos. Era exímia jogadora de tênis de campo.

 

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!