Preso suspeito de envolvimento no assassinato de árbitro de futebol
ADRIANA RODRIGUES
adriana.mantiqueira@gmail.com
Foto: Paulo Vitor de Campos / Mantiqueira
Poços de Caldas, MG – Foi preso na manhã desta quarta-feira (3) um homem de 29 anos, suspeito de envolvimento no assassinato do árbitro da Liga Poços-Caldense de Futebol Antônio José da Silva, o “Zuza”, de 62 anos. A prisão ocorreu no mesmo bairro onde a vítima foi encontrada morta dia 13 do mês passado. Zuza, segundo foi descoberto através de imagens de uma câmera de segurança, foi assassinado por três homens que invadiram sua residência, na rua Ferro, bairro Jardim Kennedy 2, após ele chegar à noite de carro no imóvel.
O suspeito Willian Barbosa de Melo foi detido em cumprimento a um mandado de prisão temporário. Na ocasião também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, sendo encontrado lá uma blusa preta com listras azuis, idêntica à que ele usava na ocasião do crime, segundo as imagens gravadas pela câmera de segurança.
O suspeito foi levado para a delegacia e encaminhado para o presídio de Poços de Caldas.
A polícia ainda investiga o caso e procura pelos outros dois homens que aparecem nas imagens. Nos próximos dias deve ser feita uma coletiva de imprensa para novas informações sobre a prisão e andamento das investigações.
Entenda o caso
O crime foi descoberto por volta das 10h, do dia 13 de julho. Parentes da vítima contaram que Silva morava sozinho e que desde a tarde do dia 10, por volta das 16h, não tinham mais notícias dele. Disseram que ele não atendia o telefone e nem retornava mensagens via aplicativo e, por esta razão, uma irmã dele foi até o imóvel. Como ninguém atendia o interfone, a irmã olhou através de frestas do portão e viu Silva caído na garagem. Com ajuda de parentes, ela colocou uma escada no muro por onde pode ver o árbitro caído, com sangramento em volta da cabeça.
Depois da chegada da PM, bombeiros e do Samu no local, um chaveiro abriu o portão, sendo constatado que Silva estava morto. Segundo foi dito à PM por um perito da Polícia Civil, ele apresentava sinais de violência, um corte no pescoço e um ferimento na cabeça que, tudo indica, ocasionaram sua morte.
Verificando câmeras de segurança, a PM descobriu que na noite do dia 10 de julho, por volta das 19h, três homens estavam na rua Ferro, supostamente, vigiando a casa do árbitro. O carro da vítima chega ao imóvel e entra na garagem. O vídeo mostra que o trio também entra no imóvel e, minutos depois, deixa o local arremessando algo dentro do córrego, a cerca de 50 metros da casa, um objeto que mais tarde se apurou ser a carteira de Silva, com seus documentos e cartões bancários.
Ainda naquela ocasião, familiares do árbitro disseram que ele não tinha inimigos. Contaram que Silva era aposentado, vivia sozinho e teria recebido seu benefício no último dia 4. Informaram ainda que a vítima, além de exercer a função de árbitro, também trabalhava com a compra de materiais recicláveis.
Esporte
Uma grande paixão de “Zuza”, como era carinhosamente conhecido no meio esportivo, era atuar como árbitro de futebol amador em Poços e na região. Ele era muito querido pelos amigos e colegas e sempre apitava futebol de campo, campeonatos na zona rural e futsal.
A última atuação dele no esporte foi em um evento de cooperativas realizado na Caldense, dia 9 de julho. Outra paixão de Silva eram as Folias de Reis, sendo ele membro de uma companhia em Poços.