Covid: Sul de Minas registra tendência de queda de casos há duas semanas
Poços de Caldas, MG – Em Minas Gerais, há três semanas há tendência de queda em novos casos de covid-19. Na região sul-mineira, esse quadro se repete há duas semanas. É um bom indicativo de controle da pandemia, mas internações e óbitos pela doença não têm acompanhado essa tendência. É o que dizem os dados dessa semana do Boletim IndCovid, dos pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). “Assim, é prudente consolidarmos também a queda de internações e óbitos e isso se fará combinando vacinação com prevenção de contágio, principalmente dos mais vulneráveis: crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Uma pandemia não vai embora tão rápido quanto uma epidemia local, especialmente se tratando do vírus da covid-19”, alertam.
Sul de Minas
Novos casos com tendência de queda (média móvel de 474, anterior 286). Estabilidade na Regional de Saúde de Varginha e queda nas demais. Em novas internações, a média móvel foi de 71 (anterior = 14), com tendência de queda. Crescimento na Regional de Pouso Alegre e queda nas demais. Também registraram tendência de queda os óbitos (média móvel de 4,6, anterior 2,6). Crescimento nas Regionais de Alfenas e Passos e queda nas de Varginha e Pouso Alegre.
Municípios
Entre os 10 municípios mais populosos do sul de Minas, Pouso Alegre apresentou aumento de novos casos, Itajubá e Três Pontas registraram estabilidade e os demais tiveram queda. Em novas internações, São Sebastião do Paraíso apresentou crescimento, aumento em Poços de Caldas e Alfenas, estabilidade em Itajubá e queda em Varginha, Passos e Lavras. Sem registro no período para Pouso Alegre, Três Corações e Três Pontas. Em novos óbitos, aumento em Lavras, Itajubá e São Sebastião do Paraíso, estabilidade em Passos e Alfenas, queda em Poços de Caldas, Varginha, Três Corações e Três Pontas. Sem registro no período para Pouso Alegre. Nos municípios com campus da Unifal, Alfenas teve a menor taxa de incidência diária na semana, com 10,2 (anterior 17,7), seguido por Varginha com 11,8 (anterior 25,3) e Poços de Caldas com 23,3 (anterior 58,1). Os três municípios apresentaram variações para menos no valor do indicador.