Novo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente é empossado
Poços de Caldas, MG – Na tarde de quarta-feira (17), foram empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A posse aconteceu na Casa dos Conselhos, no piso superior do Mercado Municipal, com presença do vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas e do secretário de Promoção Social Carlos Eduardo de Almeida.
O CMDCA é um órgão deliberativo que controla e promove ações visando ao bem-estar social das crianças e dos adolescentes. É composto por membros da sociedade civil e do Poder Executivo Municipal.
Tomaram posse Marcela Duarte Prado, Rosimeire de Fátima da Silva, Katia D’Ângelo, Fernanda Gonçalves Costa, Isabela Miguel Siqueira Viana, Luanne Graziele dos Santos, Priscilla Cristina Silva Delbello, Selma Maria Mistura, Adriana de Fatima Sanches da Cruz Carvalho, Larissa Cristine da Silva, Simone de Fátima Silva, Polyanna de Fátima Silva, Raquel Corezola Sanches, Cristina Gadelha Navarro Vieira, Ana Maria Lobo de Carvalho, Gislene Elisa de Araújo, Kelly Cristine Correa Matias, Andrea Katia Figueiredo, Rita de Cássia Raimundo e Leandro Correa Rodrigues.
A nova presidente do Conselho Ana Maria Lobo de Carvalho ressalta a importante tarefa de participar de um órgão desse tipo. “Acredito que a gente tem uma tarefa importante, principalmente agora em período pós-pandemia em que precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes, vamos estudar a lei, ver o que talvez a gente possa mudar, abranger o trabalho que já é maravilhoso, um trabalho feito em parceria com o Conselho Tutelar, a Promoção Social. Serão dois anos muito importantes da nossa atuação dentro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A demanda é grande, venho do Conselho da Educação e acho que isso vai agregar a meu trabalho. Acredito e estamos ali em prol das crianças e adolescentes e tentando ajudar o poder público nestas políticas municipais para que as crianças sejam atendidas e tenham seus direitos assegurados”, disse.
A criação do CMDCA está disposta e prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e sua função basicamente é discutir políticas públicas, e propor, acompanhar e fiscalizar ações direcionados a esse público, com o objetivo de fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido no município.