heitor_23

Sinal sonoro para deficientes visuais é tema de requerimento de vereador

Data da Publicação:

22/08/2022

Poços de Caldas, MG – O vereador Marcelo Heitor quer saber da administração se existe a possibilidade de instalação de equipamentos de sinais sonoros em todos os semáforos da cidade para contribuir com a segurança das pessoas com deficiência visual, com baixa visão e idosos. Ele também pergunta, em requerimento, se há levantamento de quantos semáforos existem e qual a previsão para que os semáforos da cidade tenham sinal sonoro. 

“O equipamento funciona mediante a emissão de um “bip” que informa a situação do semáforo para travessia de pedestres. Quando o tempo para travessia de pedestres termina, o aviso sonoro acelera, como advertência de que não é o momento adequado para atravessar. Quando o equipamento está silencioso, o sinal está aberto aos veículos e fechado aos pedestres. A meta é aparelhar toda a cidade. E esses equipamentos irão auxiliar toda a população, principalmente contribuir para a independência, autonomia e segurança dos deficientes visuais. É direito da população poder contar com infraestrutura municipal adequada, que atenda às suas necessidades”, diz Marcelo Heitor. 

Ele justifica o pedido dizendo que está sempre propondo melhorias na segurança para as pessoas com deficiência visual, idosos e demais pedestres, lembrando que em várias cidades já existe esse tipo de equipamento. O vereador ainda ressalta que entrou em vigor, em 2016, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), representando um novo olhar para este segmento, com cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil. Desde então, diferentes ações estão sendo tomadas para que o país assegure e promova, em condições de igualdade, maior autonomia para inclusão social. “Uma dessas iniciativas foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito [Contran], dia 10 de outubro de 2017. A medida estabelece padrões e critérios para a sinalização semafórica com sinal sonoro para travessia de pedestres com deficiência visual. Como representante do povo poços-caldense, presidente e vereador, entendo a importância dos equipamentos de sinais sonoros, motivo pelo qual busco esclarecimentos sobre o processo de instalação”, finaliza.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!