Buscando auxiliar na recuperação efetiva de membros comprometidos por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveram um sistema de treinamento utilizando realidade virtual. A iniciativa se trata de um jogo para reabilitação de pessoas com sequelas nos braços após terem sido acometidas pela patologia. O jogo foi criado em 2019 por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), os então mestrandos Gabriel Cyrino e Júlia Tannús, além do doutorando Leandro Mattioli e os professores Eduardo Naves e Edgard Lamounier. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Iveco terá escola em Sete Lagoas
Será apresentada nesta quinta-feira (25) a Escola Iveco de Sete Lagoas. O lançamento será na unidade da montadora na cidade pela manhã. A iniciativa do Iveco Group tem como objetivo ofertar formação profissional na região de Sete Lagoas, fomentando a educação e contribuindo para potencializar o conhecimento da comunidade local. Conforme informou assessoria, a Escola Iveco é fruto de uma parceria com o Senai-MG, referência em formação profissionalizante e que será responsável pelo programa de aprendizagem. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)
Uberaba define campanha de natal
Em reunião da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi anunciada a parceria entre a entidade e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), para retomar a realização da Campanha de Natal na cidade. Ainda durante o evento, a prefeita Elisa Araújo anunciou que o Governo Municipal, ao lado de parceiros, vai executar projeto de iluminação natalina este ano. Ainda sobre a campanha de fim de ano do comércio, o presidente da CDL, Fernando Xavier disse que em breve, em conjunto com a Aciu, será anunciado o formato da promoção que incluirá premiações com a participação das empresas associadas às duas entidades. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Shopping vai indenizar menino
A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação do Itaú Power Shopping e da Magic Festa Ltda. pela indenização de um menino que sofreu um acidente no pula-pula do shopping, em Contagem, em 2017.A indenização é de R$ 15 mil por danos morais e de R$ 150 mil por danos materiais. O menino tinha oito anos quando brincava em um pula-pula na área de lazer do shopping e foi atingido por outro garoto, em fevereiro de 2017. Ele sofreu uma fratura no tornozelo e teve que fazer uma cirurgia para colocar pinos. (Sabará Notícias – Sabará)
Juruaia inicia programa
Busca de melhorias na educação pública, a Secretaria Municipal de Educação de Juruaia inicia o programa “Diálogos: dialogar e conhecer para incluir”, que tem como objetivo principal fomentar discussões a respeito do processo de inclusão nos contextos educacionais e capacitar educadores acerca da inclusão escolar de crianças com Transtorno do espectro do autismo. O programa visa orientar e acolher professores, alunos e em especial a comunidade escolar. A aula inaugural para os professores, com a professora Especialista em Educação Inclusiva, Elaine Moreira, da Empresa Espaço Desenvolver. O programa conta com oficina de construção de materiais estruturados e adaptados para pessoas com autismo. (A Folha Regional – Muzambinho)
Polícia estuda Delegacia Rural
A chefia da Polícia Civil de Minas Gerais avança com um estudo para a implantação de uma Delegacia Rural que pode ser instalada dentro da Delegacia Regional de Juiz de Fora ou no Departamento de Juiz de Fora. A definição, entretanto, ainda carece de mais análises, conforme afirmou o delegado adjunto da Delegacia Regional da Polícia Civil de Juiz de Fora, Sérgio Lamas, em audiência pública realizada na Câmara Municipal. A reunião, proposta pelo vereador Marlon Siqueira (PP), discutiu a necessidade de implantação da especializada. Na ocasião, Lamas representou a chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, Flávia Murta, e afirmou que a Polícia Civil vê a importância da criação de uma Delegacia Rural na região. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG