Flipoços terá mais de 180 atrações e espera receber 80 mil pessoas
Poços de Caldas, MG – De 3 a 11 de setembro, Minas Gerais sedia um dos mais importantes encontros de literatura do Brasil, o 17º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços). Com uma programação que apresenta nomes como o de Daniel Munduruku, Nelson Motta, Eduardo Bueno, Caetano Galindo, Jorge Caldeira, Ney Matogrosso e Cristóvão Tezza, o evento realiza debates, shows, oficinas, workshops, lançamentos, intervenções ao público infanto-juvenil, mesas e palestras noturnas com alguns dos maiores nomes do pensamento crítico e das artes no país e exterior. Ao todo, 184 atrações culturais, além de um espaço dedicado à gastronomia mineira, e o circuito Pegada Literária integram a agenda. De acordo com a organização, depois das edições em formato virtual em função da pandemia, a programação deste ano foi cuidadosamente preparada para atrair um público extremamente amplo e, assim, o evento espera receber cerca de 80 mil pessoas. Todas as ações acontecem no Complexo Cultural da Urca.
Sob curadoria de Gisele Ferreira, o Flipoços 2022 traz a temática “Letras e Música, a Sinfonia da Literatura”, com homenagens especiais ao Clube da Esquina e Milton Nascimento, patrono desta edição. A Música Popular Brasileira tem presença em toda a programação, com shows, workshops, além de mesas como a proposta por Nelson Motta e o historiador e escritor Eduardo Bueno (Peninha). Ney Matogrosso integra a agenda nos dias 9 e 10 de setembro, participando de bate-papos sobre o lançamento de sua biografia – com o jornalista e biógrafo Júlio Maria – e sobre o filme dedicado a ele, com o cineasta Felipe Nepomuceno.
A agenda destaca, ainda, os 100 anos da Semana de Arte Moderna, com encontros sobre o tema e convidados como Tarsilinha do Amaral, Carolina Casarin, Sergio Montero, José de Nicola e Luca de Nicola, além de mesas especiais, como a dedicada ao centenário do livro Ulysses, do escritor James Joyce, no dia 06, às 16h, com participação remota de Caetano Galindo e mediação de Sergio Montero.
O Festival também traz atividades dedicadas ao bicentenário da Independência, com encontros e lançamentos, destacando a presença dos historiadores Jorge Caldeira, Thales Guaracy, Rodrigo Trespach, José Manuel Diogo.
Para evidenciar a importância do Estado de Minas Gerais na Independência do Brasil, dia 7 de setembro o Flipoços realiza, às 10h, a mesa “A história de 113 anos da Academia Mineira de Letras e os cem anos da Revista”, com Rogério Tavares, e a transferência simbólica da sede da Academia Mineira para Poços de Caldas. O momento conta com a presença da Academia Poços-caldense de Letras e Academias de Letras regionais.
Com uma programação literária especial para o público infantojuvenil, o Espaço Sesc Flipocinhos oferece 69 atrações com a proposta de despertar nas crianças o interesse pela literatura. A programação promove atividades lúdicas e recreativas, oficinas e contação de histórias e ocorre em parceria com o Sesc-MG, com participação gratuita ao público.
Para saber mais e acessar a programação completa do Flipocos 2022 acesse: https://flipocos.com/programacaoflipocos.html
Nomes como o de Daniel Munduruku integram programação do Flipoços
Biblioteca Centenário terá horário especial aos finais de semana
Poços de Caldas, MG – Durante o Flipoços, a Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, vai funcionar em horário especial, inclusive aos finais de semana, para receber a vasta programação do festival e também para empréstimos e devoluções de livros e novos cadastrados.
“A Biblioteca Centenário vai receber mais de 30 atividades do Flipoços, do primeiro ao último dia de festival, incluindo os finais de semana. Assim, vamos aproveitar para oferecer à população de Poços de Caldas a oportunidade de visitar a biblioteca para empréstimos e devoluções de livros e, em especial, para cadastro de novos leitores, em dias e horários alternativos”, destaca a coordenadora das Bibliotecas Públicas Municipais Raissa de Melo.
Sábado (3), primeiro dia de festival, a Biblioteca Centenário funciona das 9h30 às 18h30 e domingo (4), das 9h às 20h. Na outra semana, sábado, dia 10, o local estará aberto ao público das 10h às 15h30, e domingo (11), das 10h30 às 14h.