Procon de Poços tem novo sistema de atendimento
Poços de Caldas, MG – O Procon informa que a partir desta segunda-feira (29) estará com um novo sistema de atendimento, o ProConsumidor, que irá substituir o Sindec, utilizado pelo órgão desde 2007. Este novo projeto também é disponibilizado pelo Ministério da Justiça e deverá estar implantando nos 615 Procons do país até 2023.
O sistema promete reduzir o tempo de espera por uma resposta, uma vez que unificará o cadastro nacional das empresas, com base naquelas que já participam do canal consumidor.gov ou que estejam cadastradas pelos membros do Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, para recebimento de reclamação eletrônica.
O tempo de espera para resposta de reclamações impressas, de empresas não cadastradas no sistema nacional, permanecerá o mesmo.
Para dar início à utilização da ferramenta, os servidores do Procon passaram por um curso de capacitação técnica.
Nessa fase de implementação do novo sistema, a coordenadora do Procon Fernanda Soares ressalta que poderá haver morosidade aos atendimentos até que possa ser completamente regularizado.
Funcionamento
Conforme a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a meta é que o novo sistema seja implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor, sendo que em muitas cidades já está em funcionamento.
Para cumprir com seu objetivo de facilitar o atendimento e trazer mais celeridade aos procedimentos, o ProConsumidor centralizará todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma.
Além disso, a plataforma será mais simples e mais rápida, acompanhando a evolução tecnológica do mercado, e terá integração online com o consumidor.gov.br, o que possibilitará uma atuação mais célere nas demandas dos usuários.
Diante dessas mudanças, o ProConsumidor pretende evitar retrabalho, compilando tudo em um só lugar, e tornar o trâmite procedimental mais ágil, utilizando alternativas como audiências e realização de acordos de forma online.
Empresas
Como visto, o novo sistema busca centralizar todas as informações em uma só plataforma, incluindo os dados de cadastros de consumidores e de fornecedores. Estes, por sua vez, serão atualizados e mantidos pela Senacon.
O impacto principal é notado para as empresas que atuam de forma nacional, com consumidores espalhados por todo o país, e, consequentemente, que podem ter demandas consumeristas contra si em diferentes Estados.
Essa unificação de dados em um só sistema facilitará na gestão dos procedimentos, além de possibilitar que sejam solucionados de modo online, dentro do ProConsumidor, levando mais eficácia a todo o processo.
Para ter esse acesso, a Senacon disponibiliza um formulário de adesão e habilita as empresas interessadas eletronicamente, fornecendo-lhes uma única senha para visualizar a resposta às demandas de consumidores de todo o Brasil.
A coordenadora do Procon enfatiza que o órgão busca o equilíbrio e harmonia entre consumidores e fornecedores ao conciliar os conflitos advindos das relações de consumo. “Nesse intuito, estamos ampliando as formas de atendimento ao consumidor, buscando uma comunicação mais efetiva junto aos fornecedores.”