PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano frente ao trimestre anterior. É o quarto resultado positivo consecutivo do indicador após o recuo de 0,3% no segundo trimestre do ano passado. O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,404 trilhões em valores correntes.
Esse resultado fez o PIB avançar 2,5% no primeiro semestre do ano. Com isso, a atividade econômica do país está 3,0% acima do patamar pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019, e atinge o segundo patamar mais alto da série, atrás apenas do alcançado no primeiro trimestre de 2014. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado ontem (1º) pelo IBGE.
Mais um sinal positivo para o espanto de alguns analistas. Sinais de que a economia brasileira está superando com desenvoltura as dificuldades provocadas pela pandemia.
Mais um sinal também para entrar na briga pelas eleições. O principal adversário do governo na corrida eleitoral terá dificuldades para combater estes números positivos. A decisão da eleição deverá ser influenciada pelos resultados econômicos até pleito.