Liberdade
Neste Sete de Setembro o Brasil completa o bicentenário da sua independência. Podemos dizer que somos um país ainda jovem quando se trata de liberdade. Independência e liberdade andam juntas e o brasileiro tem experimentado o gosto de ser livre nestes últimos anos e pode sentir o prazer de como é viver sem amarras. E isso não tem preço.
É certo que ainda temos problemas para manter esta liberdade. A nossa democracia tem sido colocada muitas vezes à prova com ameaças aos nossos direitos fundamentais. Mas na nossa Carta Magna a liberdade está bem clara. Plena e absoluta.
Temos que comemorar esta data com muito orgulho, afinal são 200 anos de autonomia. Numa nação tão grande e tão adversa não é fácil manter a liberdade conquistada com a independência. Por isso precisamos de mais exercícios de liberdade, ficar atentos aos sinais de retrocesso e vigilantes sempre. Mas a verdade é que hoje temos motivos para ter otimismo com a data, mesmo com muitas dificuldades, estamos trilhando o caminho da independência sempre levando junto nossos direitos e deveres.
Terra adorada. Entre outras mil, és tu, Brasil, Ó Pátria amada!