Câmara inaugura exposição em homenagem às bandas e fanfarras
Poços de Caldas, MG – Nesta terça-feira (13), a Câmara realizou a abertura de uma exposição fotográfica em comemoração ao Dia Municipal das Bandas e Fanfarras, celebrado em 10 de setembro. A mostra, apresentada no Legislativo a pedido do vereador Wellington Paulista (União), conta com imagens de fanfarras e bandas marciais da cidade, registradas ao longo dos anos e cedidas pela União das Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas. O trabalho foi organizado pelo presidente da instituição Leandro Amantéa Ragnoli.
O Dia Municipal das Bandas e Fanfarras foi instituído através de lei e consta no Calendário Oficial de Eventos de Poços. A data presta uma homenagem a Victor Cardinalli, que foi precursor da cultura das bandas e fanfarras e instrutor de diversas agremiações, entre elas a do Colégio Marista.
“É um dia importante, com essa homenagem e valorização dos profissionais, principalmente instrutores e professores de bandas e fanfarras, que fazem um trabalho fantástico junto às escolas. Ao mesmo tempo, essa exposição valoriza a Secretaria de Educação, que, como pudemos acompanhar no desfile do dia 7 de setembro, tem realizado um ótimo trabalho de apoio a essas iniciativas culturais. O trabalho de socialização com os jovens é muito importante. Eu tive a oportunidade, no passado, de tocar em uma banda, e sei que essa é uma prática muito saudável e positiva. Esse trabalho com os jovens cidadãos continua sendo muito bem feito e o poder público tem que continuar apoiando”, afirmou o vereador Paulista.
O presidente da União das Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas e responsável pela exposição falou da importância desse espaço cedido pela Câmara. “Para nós, é muito importante que essa homenagem seja feita na Câmara, pois aqui tem sido o berço de grandes projetos para nós. Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer, também, em nome da professora Maria Helena Braga, o trabalho da Secretaria de Educação relacionado às bandas e fanfarras”, disse.
Leandro citou duas proposições, uma já aprovada, que tratam de melhorias e valorização dos profissionais envolvidos. “Foi aqui na Câmara que nasceu o Projeto de Lei 02/2018, que criou o Dia Municipal das Bandas e Fanfarras. Além disso, hoje, estamos apresentando um outro projeto para ajudar no crescimento das bandas e melhorar algumas questões relacionadas à organização dos desfiles e apresentações”, comentou.
Victor Gabriel Cardinali, filho de Victor Cardinali, exaltou a homenagem do Legislativo à cultura poços-caldense e lembrou do esforço do pai para o fomento das bandas e fanfarras no município. “A importância da exposição é divulgar nosso trabalho na cidade, trabalho esse iniciado pelo meu pai, no Colégio Marista, Escola Dom Bosco, Escola Estadual Virgínia da Gama Salgado, Colégio Pio XII e Jesus Maria José. Ele plantou essa semente no passado e hoje estamos colhendo os frutos com muito amor e carinho. Poços de Caldas conta, hoje, com cerca de 10 a 15 bandas, e fico muito contente com essa homenagem feita para elas e muito honrado por ver que a luta iniciada pelo meu pai não foi em vão e está sendo reconhecida pelo poder público”, declarou.
Elias de Araújo ficou emocionado com a homenagem recebida. Filho do ex-vereador Quinha, Elias tem longa história comandando bandas na cidade. Atualmente ele está à frente da Banda Marcial Molinari e faz um trabalho que ainda está em formação com a banda da escola João Pinheiro. “Primeiramente preciso agradecer aos meus parceiros, instrutores de banda, que estão proporcionando esta homenagem. São muitos anos envolvido neste meio de bandas, comecei aos 11 anos de idade na banda da escola Dom Bosco e de lá pra cá nunca mais parei. Hoje estamos colhendo os frutos deste trabalho”, disse Elias. “Um dia de muita emoção já que a gente nunca espera ser lembrado e quando isto acontecer a felicidade é muito grande”, destacou.
O evento contou, ainda, com a presença de vários vereadores, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, da secretária municipal de Educação Maria Helena Braga, além de outros servidores da pasta, dos integrantes da União de Bandas e Fanfarras Wellington Ricardo de Freitas, Felipe Francisco Fonseca e Elias de Araújo, de diretores de escolas da cidade, do chefe escoteiro José Henrique Cunha Santos, o Fafi, e de Ailton Santana, o mestre Bucha.
A homenagem às Bandas e Fanfarras estará no saguão de entrada da Câmara até 21 de setembro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.