capo+17

Contramestre de capoeira fala do sonho de expandir a arte milenar

Data da Publicação:

17/09/2022

Poços de Caldas, MG – Esta semana o Mantiqueira se dedicou a divulgar a arte da capoeira. Foram algumas matérias falando desta arte milenar que leva o nome do Brasil para todo o mundo. O personagem de hoje é Tiago Costa Domingos, ou simplesmente o contramestre Saci. Sua história é ligada com a capoeira desde muito jovem. Atualmente o contramestre Saci trabalha com crianças de seis anos e dá aulas em quatro creches da cidade. Aos 18 anos, já na sua segunda corda (graduação), ele viu que tinha vocação para ensinar os pequenos. A chance quem deu foi seu antigo mestre que ministrava aulas no Parque Pinheiros. Como algumas crianças ficam sem atividade, ele viu a necessidade de fazer algo por elas. “Notava que elas tinham uma enorme vontade de fazer capoeira, então organizei meu horário no serviço para conseguir chegar mais cedo no centro comunitário e foi assim que comecei a dar aula para eles”, contou. Ele conseguiu um grande feito, já que suas aulas seriam uma maneira destes meninos terem uma atividade e aprenderem uma arte cultuada mundialmente. O contramestre diz que quando seu mestre chegou e viu que ele estava ensinando os meninos e meninas ficou emocionado. “Quando ele viu o que eu fazia simplesmente parou, ficou observando o tempo todo”, lembra. O dia passou, as aulas foram assumidas pelo titular, mas depois que o treino acabou é que veio a novidade que mudaria a vida de Saci. “Depois, o mestre me chamou para conversar, perguntou se eu tinha interesse de seguir com as aulas para crianças. Claro que não pensei duas vezes e aceitei o desafio”, lembrou o contramestre Saci, que depois deste dia iniciou sua vida na capoeira. Ele começou fazendo trabalhos voluntários na comunidade. A escola Mariquinhas Brochado foi o primeiro lugar e o ano era 2002. Lá, o contramestre Saci ficou até 2009. Depois, ele deu aulas no barracão da escola de samba Sol da Manhã, no condomínio Araucária, por 2 anos. Outro projeto de destaque foi o  trabalho voluntário na creche Pingo de Gente em 2018 e ainda na quadra do Parque Pinheiros e nos campinhos do bairro Campos Elíseos, sempre como voluntário.

 

O projeto

Vendo que o interesse pela capoeira só aumentava por parte dos alunos, Saci criou o projeto Ginga da Paz com foco na capoeira infantil. “Tenho paixão por ensinar capoeira para crianças, trabalhar com os pequenos é um prazer, um ato de amor. Dedicação total. Ensinando capoeira na creche e na escolinha, no futuro a capoeira só tem a ganhar. Teremos excelentes capoeiristas, não só para o jogo, mas sabendo do fundamento da capoeira. Muita gente não passa a cultura, e isso é uma pena. Tem muita coisa para ser passada aos meninos, puxada de rede, maculelê, samba de roda são coisas que a gente percebe que tá faltando, as crianças precisam se interessar mais no folclore, na história da capoeira. É preciso falar como surgiu, como foi criado, o porquê foi criado, quem foram os mestres”, disse. 

Para ele, falar da história traz um interesse maior nas crianças. “Tem muita brincadeira que a gente pode estar fazendo. Além deles estarem jogando capoeira vão aprender a cultura também, desenvolvendo a coordenação motora, a musicalidade, a história”, destaca o contramestre Saci. Ele conta que o projeto Ginga da Paz é aprovado pela Secretaria de Cultura e visa ao respeito ao próximo e à educação da criança para o mundo. As aulas são ministradas nas creches Pingo de Gente, no Itamaraty, e no Pingo de Gente anexo no Parque Pinheiros. Tem aulas ainda na creche Maria Cláudia Prézia, no Itamaraty, e na creche Palmira e Morelo Mencarini, no Filadélfia. São atendidas cerca de 430 crianças. “Estou muito feliz porque a sociedade do Parque Pinheiros e Itamaraty está sempre dando apoio e elogiando o trabalho feito. Destacam o projeto, mesmo aqueles que seus filhos não estão na creche querem vê-los fazendo capoeira. É gratificante saber que pais de alunos destacam o bem que a capoeira está fazendo para as crianças que chegam em casa falando das brincadeiras e da aula do tio Saci. Isso não tem preço. Bom ver o aluno demonstrando carinho, dizendo o quanto é feliz com minhas aulas e quero sempre poder colaborar para que eles tenham uma vida boa e com muitas oportunidades”, finalizou Saci.

 

Leia Também

Foto: Divulgação

Projeto Atletismo Poços de Caldas se destaca na Corrida das Divas

Poços de Caldas, MG – O Projeto Atletismo Poços de Caldas – Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo, sob coordenação do professor Sídnei Carlos De Parolis e com incentivo da Unimed Poços, marcou presença com excelentes resultados na tradicional Corrida…
Foto: Divulgação

Guilherme Del Sarto e João Ortuso conquistam título da Etapa Vitória do Circuito Nacional de Beach Tennis

Poços de Caldas, MG - Os jovens talentos Guilherme Del Sarto e João Ortuso foram os grandes campeões da categoria 16 anos Masculino na Etapa Vitória do Circuito Nacional Infantojuvenil de Beach Tennis, realizada entre os dias 11 e 13…
Foto: Divulgação

Atletas de Poços de Caldas brilham na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Poços de Caldas, MG - Os atletas poços-caldenses mais uma vez foram destaque nas pistas. Neste fim de semana, a cidade de Americana (SP) sediou a 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, e os representantes da Associação Poços-caldense de BMX…
Foto: PMPC/Divulgação

Novos membros do Conselho Municipal de Esportes e Lazer tomam posse

Poços de Caldas, MG- Foi realizada na tarde desta terça-feira, 15, no Centro Administrativo Sebastião Navarro Vieira, a posse dos novos membros, entre titulares e suplentes, que passam a compor o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) de Poços…
Foto: Divulgação

Etapa microrregional do xadrez classifica estudantes para próxima fase dos Jogos Escolares

Poços de Caldas, MG - A fase microrregional do xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) foi realizada no último fim de semana no ginásio municipal Issah Sarraf, em Poços de Caldas, reunindo 40 alunos da rede pública e…
Foto: Divulgação

Júnia conquista o primeiro lugar na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX em Americana

Poços de Caldas, MG - No último fim de semana, a atleta Júnia brilhou mais uma vez ao conquistar o primeiro lugar na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, realizada na cidade de Americana. Com desempenho sólido e constante,…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!