Poços participa do maior festival de tecnologia e música da América Latina
Poços de Caldas, MG – Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e artistas de Poços de Caldas participaram, de 15 a 18 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí/MG, do HackTown 2022, maior Festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música da América Latina, que reuniu um público de 10 mil pessoas credenciadas.
Pela Secult participaram do evento a diretora de Políticas Culturais Marianna Gonçalves de Carvalho, a coordenadora das Bibliotecas Públicas Raissa de Melo Silva e os estagiários Beatriz Bortoni, Fabrício Ferreira e Lavínia du Valle.
A equipe se dividiu para acompanhar as diversas palestras, experiências e workshops e pode aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos em temas como processo criativo, design de políticas públicas, criação de conteúdo musical, ética e cidadania, cultura, mídia e tecnologia, cidade e economia criativas, ecossistemas de inovação, a sustentabilidade e os festivais, mundo do audiovisual, criatividade como estratégia de inovação, história, ancestralidade e vínculos, gestão de carreiras musicais, o poder das comunidades, inteligência de dados na música, impacto das produções periféricas no audiovisual e iniciativas de impacto social, entre outros.
“Para nós, é muito importante conhecer uma cidade como Santa Rita do Sapucaí, que fomenta e respira a criatividade e a inovação. Para a equipe da Secult, outro ponto fundamental é a possibilidade de contatos e conexões, que certamente renderão frutos para Poços de Caldas, pensando em atividades formativas voltadas para a cadeia produtiva da cultura local, além dos conhecimentos que adquirimos nas mais diversas áreas, passando por música, artes plásticas, políticas públicas, tecnologia e economia criativa”, destaca a diretora Marianna.
Em sua 6ª edição presencial, a programação do HackTown contou com 800 atividades, entre palestras, shows e workshops, realizados simultaneamente nos quatro dias de evento. Santa Rita do Sapucaí tem 40 mil habitantes e é conhecida como polo tecnológico do sul de Minas, sendo sede de mais de 150 empresas de tecnologia.
Casarão
Além da equipe da Secult, os artistas poços-caldenses DJ Isadbob e Anderson Martins também participaram do HackTown, com apresentações no famoso “Casarão”, um dos palcos de conteúdo e música no festival. O grupo Dons Maria também já esteve no evento.
“Tradicionalmente, o Casarão tem sempre, na primeira noite, músicos do sul de Minas porque a gente entende que o público está chegando muito curioso para conhecer o HackTown e quer sentir o que a cultura sul-mineira tem para oferecer. Neste ano, a gente pode contar com a presença da Isadbob e do Anderson Martins, que abrilhantaram muito a noite de quinta-feira do HackTown”, ressalta Marcelo Educa, coidealizador do Casarão.
Ele destaca também o trabalho da Secult/Poços junto à organização, apresentando um vasto portfólio de artistas locais. “Foi bastante difícil fazer a seleção e deu para ver o grande potencial artístico e musical de Poços de Caldas”, informa ele. A escolha foi feita a partir do trabalho de curadoria do evento, levando em conta a diversidade de gêneros musicais nos diversos palcos.