Juiz eleitoral em Poços reafirma a segurança das urnas eletrônicas
Poços de Caldas, MG – A verificação da integridade do processo eleitoral com a utilização de urnas eletrônicas teve continuidade em Poços de Caldas com a audiência de auditoria que aconteceu na tarde desta terça-feira (20) na central de atendimento do Cartório Eleitoral das duas Zonas Eleitorais (ZE) locais, 222ª e 350ª.
Os procedimentos tiveram início no último dia 17, quando os juízes e funcionários dos Cartórios das duas ZE realizaram a audiência para a geração de mídias, carga oficial, verificação de autenticidade, conferência de calendário e preparação de urnas eletrônicas para as eleições em outubro.
Estiveram presentes os juízes Carlos Alberto Pereira da Silva e José Eduardo Junqueira Gonçalves, os promotores Daniela Trevisan e Danilo Tartarini, servidores da Justiça Eleitoral e servidores do Ministério Público, além de representantes do Jornal Mantiqueira, TV Poços e partido Progressista.
O objetivo da audiência de auditoria é mostrar todos os procedimentos relativos aos testes e promover o engajamento da sociedade, passando informações sobre a segurança do funcionamento das urnas. O chefe de Cartório Antônio Carlos de Sousa Pereira ressalta que é uma audiência em etapas. Primeiramente, são geradas as mídias para preparar as urnas com os dados de cada seção (eleitores) e com os dados de todos os candidatos que estão concorrendo, tendo em vista que as urnas ficam vazias de qualquer informação. “Depois disso, as urnas são lacradas com lacres assinados pelo juiz eleitoral, pelo promotor e outras entidades que quiserem assinar. Na auditoria obrigatória nesta fase, foram escolhidas 16 urnas já preparadas, escolha aleatória feita por pessoas que não são da Justiça Eleitoral. Foi feita a auditoria da autenticidade dos sistemas e uma demonstração de votação com eleitores e candidatos reais, de duas seções também escolhidas por pessoas que não são da Justiça Eleitoral. Inclusive um representante de um partido da cidade. Esta votação é feita em papel que depois é digitada na urna escolhida. Finalizando, faz-se a comparação entre os dois resultados, papel e urna eletrônica, e se constata que não existe alteração do voto dado no papel quando lançado na urna eletrônica. É uma comprovação de que o voto eletrônico não é alterado na urna”, explica ele.
Pereira acrescenta que são emitidos os relatórios da zerésima para mostrar ausência de votos na urna e do boletim de urna. “Este ano, foram feitos muitos testes com o teclado para ninguém ter dúvida quanto à digitação dos números dos candidatos. Foi um ótimo resultado a audiência desta terça-feira”, finaliza.
Tudo lacrado
O juiz eleitoral Carlos Alberto Pereira da Silva observa que os procedimentos da audiência de auditoria são os meios de ver que tudo está correto e lacrado nas urnas eletrônicas. “Estas ações mostram a segurança do processo todo, que incansavelmente nós temos demonstrado todos esses anos em todas as eleições. Nunca tivemos uma alegação de fraude ou um problema desde que implantamos as urnas eletrônicas. Esta audiência de auditoria é muito importante porque queremos demonstrar que a Justiça Eleitoral prima por um trabalho muito eficiente e seguro. As urnas têm muitas camadas de proteção. Então, pegamos aleatoriamente algumas urnas e testamos. E mostramos que tudo é feito com lisura, com tranquilidade, tudo é protegido e não tem problema nenhum. Eu posso assegurar que todos podem ficar muito tranquilos. O resultado que as urnas espelharem é o resultado da escolha do povo. Uma eleição é a festa da Democracia. Então, é um dia de tranquilidade, de felicidade, a ser comemorado. É a oportunidade do povo escolher o destino que quer para o Brasil. Livremente”, pontua o juiz.
Zonas eleitorais
As duas Zonas Eleitorais de Poços têm a central de atendimento localizada na rua São Paulo, 653, centro.
O juiz responsável pela 222ª zona eleitoral, que inclui também as cidades de Campestre e Bandeira do Sul, é o Dr. José Eduardo Junqueira Gonçalves. A chefe de Cartório é Lívia Stela Martins Zanatelli.
O juiz responsável pela 350ª zona eleitoral é o Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva. O chefe do Cartório é Antônio Carlos de Sousa Pereira.
Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com