Poços-caldense Rodrigo Frare é o melhor brasileiro na Patagônia Marathon
Poços de Caldas, MG – O poços-caldense Rodrigo Frare confirmou que é um dos principais atletas brasileiros de ultramaratona na atualidade. Ele esteve no Chile onde disputou, no último dia 10, a Patagônia Marathon, evento que aconteceu no Parque Nacional de Torres del Paine, região da Patagônia chilena. Frare competiu com cerca de 135 atletas e terminou na segunda colocação, sendo o melhor brasileiro na importante competição internacional. O resultado foi muito além das expectativas, já que o objetivo inicial era terminar entre os 20 melhores. “Primeiro foi uma experiência incrível, tanto como atleta e também como turista. Um cenário lindíssimo. O lugar é muito bonito, a Patagônia chilena é incrível”, destacou. O percurso da prova passou por dentro do Parque Nacional de Torres Del Paine e durante os 42 quilômetros da competição os atletas eram privilegiados e cercados pelas montanhas de gelo e animais que habitam o local.
Resultado
Para completar a experiência, o poços-caldense teve uma atuação espetacular, sendo o melhor brasileiro classificado, voltando na bagagem com um os melhores desempenhos da carreira.
Vantagem
Rodrigo destacou que treinar em Poços de Caldas é uma vantagem importante, já que a cidade é cercada por montanhas e isso ajuda muito durante o período de preparação para grandes eventos, como o realizado no Chile. “Nós que somos atletas e moramos em Poços de Caldas somos realmente privilegiados pela geografia da cidade. Vale destacar que estamos numa região mais elevada e isso ajudou muito na disputa da Patagônia Marathon. Tem ainda a questão do clima de Poços que é mais baixo. Claro que lá encontramos um frio bem mais forte, mas fomos mais preparados para este fator também”, contou Frare. Durante a prova o clima na Patagônia Chilena era de dois graus, mas com uma sensação térmica de menos quatro graus. “Quero agradecer o pessoal da Márcio Suplementos que sempre está ao meu lado e meus alunos que ajudam bastante na preaparação. Foi muita satisfação poder representar nossa bandeira brasileira e também Poços de Caldas num evento no fim do mundo”, destacou Frare.
Próximos passos
Como todo atleta de ponta Rodrigo Frare não descansa. Agora ele se prepara para a BR 135 que acontece em janeiro. Mas os treinos já são todos voltados para este evento que terá uma distância de 217 quilômetros. A prova vale classificação para a BR realizada no deserto da Califórnia, Estados Unidos, e Frare tem como objetivo estar presente neste evento.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com