Urca recebe seminário sobre alimentação e combate à fome
Poços de Caldas, MG – A Urca foi palco, na manhã de ontem, de um evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. O seminário Ações dos Equipamentos Públicos de Poços de Caldas no Âmbito do Combate à Fome e ao Desperdício contou com palestrantes que falaram para um público composto por gestores municipais, parceiros dos equipamentos públicos, agricultores, escolas e população geral. José Antônio Porto, coordenador de Segurança Alimentar, destacou que este é o primeiro seminário que discute sobre o tema. “O Restaurante Popular é importante para a população porque tem como objetivo fornecer uma alimentação saudável, preço baixo para pessoas em situação de vulnerabilidade social e com baixa renda. É uma forma da gente disponibilizar um almoço saudável e nutritivo para estas pessoas. Já o Banco de Alimentos tem também como objetivo assegurar alimentação saudável e a gente arrecada doações que têm como objetivo não deixar as pessoas com fome”, destacou Porto.
Já Ana Alice Rodrigues, extensionista de Bem-Estar da Emater, o trabalho realizado pelo Bando de Alimentos vem sendo fundamental para as pessoas mais carentes da cidade. O programa ainda é um diferencial para os agricultores que conseguem vender seus produtos por um preço justo e ainda ajudam no programa. “É de grande importância este trabalho do Banco de Alimentos com o agricultor familiar, sabemos que Poços de Caldas tem uma população pequena na área rural, menor ainda trabalhando na roça produzindo nosso alimento e todos nós nos alimentamos e precisamos deste alimento. Qua,ndo a gente fala de segurança alimentar é pensando também no alimento de qualidade. Em Poços é muito fácil ir até a zona rural e ver este alimento, enquanto que nos supermercados e outros estabelecimentos a gente não sabe de onde vem o alimento”, destacou Ana Alice. Ela ressalta que o Banco de Alimentos para o agricultor é uma segurança, um ponto de apoio e uma certeza de que ele vai vender o fruto de seu trabalho. “Por isso o agricultor gosta muito do programa e a gente da Emater está junto do Banco de Alimentos nos Programas de Doação, onde existe um preço do produto”, disse ela, destacando que o programa paga o valor pedido para o agricultor e este mesmo produto retorna para o município através do Banco de Alimentos, sendo depois doado para toda a população e assim, todos ganham
Eli Goulart, coordenador e diretor da Associação Chácara Santa Clara também destacou o trabalho do Banco de Alimentos. “Nossa área de trabalho é a dependência química e o Banco de Alimentos é fundamental em nossa atuação no dia a dia”, destacou ele, que acrescenta que a alimentação faz parte do processo de recuperação. Sem o Banco de Alimentos ficaria bem mais difícil nosso trabalho. Eles são de fundamental importância”, finalizou Eli.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com