Região disputada por Lula e Bolsonaro
A cidade de Teófilo Otoni tornou-se cobiçada na fase final da campanha presidencial e uma mostra da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (foto) em Minas Gerais. O município do Vale do Mucuri deu vitórias no primeiro turno a Romeu Zema, que agora apoia Bolsonaro, e a Lula, e se transformou em uma espécie de símbolo competição dos candidatos à sucessão presidencial. Na estratégia de tentar manter a mesma vantagem no segundo turno, Lula visita a cidade neste final de semana e a expectativa é de que, em busca de uma virada, o presidente Jair Bolsonaro desembarque no município semana que vem. (Portal S3 – Nanuque)
Incra faz seminário em Valadares
Representantes de 25 municípios participam do Seminário Integrador do Incra, que se encerrou quinta-feira, em Governador Valadares. Durante o evento, na Associação Comercial, eles acompanharam palestras de capacitação relacionadas a normativas e evoluções no sistema do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) é parceira do evento, por ser o município um pólo regional, facilitando a participação das outras cidades do leste de Minas Gerais que são também unidades municipais de cadastro do Incra. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Biblioteca vira ponto de figurinhas
A Copa do Mundo 2022 já faz parte das atividades da Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa. Craques das 32 seleções estão presentes em um espaço montado como ponto de troca de figurinhas do álbum oficial da competição. A ação visa despertar a curiosidade do público sobre fatos e acontecimentos as edições anteriores da Copa do Mundo, por meio de uma mostra que foi montada no espaço. Além disso, as redes sociais da biblioteca contam com posts sobre curiosidades da Copa do Mundo e seleções participantes em 2022. Uma das histórias, por exemplo, é de 1958, quando a Seleção Brasileira se concentrou em Araxá, antes de embarcar para a Suécia, e treinou no Estádio Municipal Fausto Alvim. (Correio de Araxá – Araxá)
Patrimônio em jogo de tabuleiro
A Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural de Varginha realizou a ação educativa “Brincando com o Patrimônio” para alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo – CAIC I. A iniciativa da Prefeitura de Varginha, que é executada pela Fundação Cultural, por meio da Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural e da Biblioteca Pública no projeto “Nosso Patrimônio, Nosso Tesouro”, tem o objetivo de trazer informações sobre o patrimônio cultural e a história do município por meio de jogos. A ação foi realizada pela bibliotecária Eliana Cristina Costa, que compõe a equipe da Coordenadoria do Patrimônio. (Gazeta de Varginha – Varginha)
MPE apura 250 denúncias
O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) abriu quase 250 investigações a partir de denúncias de coação eleitoral em todas as regiões do estado. Em Uberlândia, segundo o MPT, oito empresas diferentes já foram alvo de denúncias relacionadas ao assédio eleitoral. Os relatos em Minas que motivaram abertura de investigações descrevem situações de empregadores que exigem que funcionários vistam a camisa de algum candidato; denunciam a articulação de movimento em grupo de WhatsApp de categorias profissionais coordenados por associações de classes, além de ameaças de dispensa caso o funcionário não vote no candidato do empregador. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Ginástica rítmica terá festival
Um grupo de alunos do Projeto Florescer de Ginástica Rítmica de São Sebastião do Paraíso participou da competição Corpo e Ação, realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro, em Santos (SP). O evento organizado pela Liga Metropolitana de Ginástica teve a presença de aproximadamente 650 atletas de todo o Brasil. Conforme a Liga Metropolitana de Ginástica os ginastas a partir de quatro anos, representaram mais de 30 equipes que além dos estados de Minas e São Paulo também vieram de outros estados e marcaram presença. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)
Prefeitura anuncia parque das águas
O projeto do Parque das Águas, espaço de lazer e convivência que está sendo construído nos fundos do terreno da Superintendência de Água e Esgoto (SAE Araguari) foi apresentado pela Prefeitura de Araguari. O parque está situado em uma área verde, junto à sede da SAE, composta por exemplares arbóreos dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, além disso, serão plantadas cerca de 150 árvores nativas. A estrutura do parque deve conter, quadra para prática de esportes, circuito de caminhada, espaço para educação ambiental, espelho d’água, parquinho e academia ao ar livre com equipamentos acessíveis. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG