Secretária de Educação de Campestre conhece Educação Integral de Poços
Poços de Caldas, MG – Na tarde da última quinta-feira, a secretária Municipal de Educação Maria Helena Braga, o coordenador da Educação Integral Paulão Rezende e sua equipe receberam a secretária municipal de Educação de Campestre, Débora Lopes do Lago, a supervisora Daniele Castro, o diretor da Escola Municipal Pedra Grande Jefferson Loyola Almeida e a assistente social Cristina Botelho para uma visita a uma unidade de Educação Integral, bem como conhecerem o que é realizado em Poços, levantarem elementos que possam servir como subsídios que deem suporte e potencializem a implantação da Educação Integral em Campestre.
Foi visitada a unidade João Monteiro, localizada na zona sul, que atende a aproximadamente 350 alunos. A professora referência do local Juliana Belchior recepcionou e guiou a todos, apresentando as dependências, bem como versou sobre as oficinas e projetos ali desenvolvidos.
Foram abordados durante a visita vários assuntos, como o espaço para a execução das atividades de Educação Integral, parcerias com instituições privadas, participação das universidades, mapeamento da rede de apoio, segurança alimentar e nutricional dos educandos por meio da merenda, formação continuada dos docentes e surgiu até um possível intercâmbio entre os alunos de Campestre e os da João Monteiro. “A implantação de escolas de tempo integral só faz sentido quando concebida uma educação Integral em que o horário expandido venha a representar uma ampliação de oportunidades e situações especialmente planejadas com a finalidade de promover aprendizagens significativas e emancipadoras”, disse Jeovany Machado dos Santos, especialista em educação matemática pela Faculdade Noroeste de Minas. Ele trabalhou como coordenador da Educação Integral do Distrito Federal.
A Educação Integral sempre foca na melhoria da qualidade de ensino, no desempenho dos alunos em sua vida escolar e como cidadãos, na participação da família na escola, no conhecimento do território e da comunidade.
A data de ontem marcou o inicio desta parceria intermunicipal, que será um sucesso e de grande valia para todos os envolvidos.
“Foi incrível receber a visita da secretária de Educação de Campestre, isso é sinal que nosso trabalho está sendo reconhecido fora de Poços de Caldas. A Educação Integral é fundamental para que a gente consiga atender os jovens da cidade oferecendo atividades com grandes profissionais. Tivemos uma reunião esta semana com os secretários de Esporte e de Cultura, além do vice Júlio e com o vereador Paulista. Nesta reunião foi discutida a possibilidade de atender cada vez mais os jovens”, destaca Paulão Rezende. Ele ressalta que 2023 será um ano de mudanças na educação integral de Poços de Caldas. Hoje são atendidas cerca de 1.300 crianças e Paulão Rezende destaca que a meta é triplicar este número. “Isto será feito através do esporte, da cultura, da socialização. A ideia é fazer com que este convívio transpasse para as famílias e para isto acontecer a realização de eventos paralelos com a presença dos responsáveis será fundamental”, falou. Ele conta que a unidade João Monteiro está sendo preparada para ser um atendimento para toda a comunidade com atividades esportivas lúdicas. A meta é atender três mil jovens em 2023 e no ano seguinte seis mil atendimentos. “Minha ideia é fazer um caça-talentos em cada atividade e encaminhar aquele que é bom em teatro para a escola de teatro, quem é bom de futebol encaminharemos para um clube, vôlei, basquete, enfim todos encaminhados para onde possam crescer e se tornarem profissionais da área no futuro. Minha meta é esta como educação integral, melhorar a qualidade de vida destas crianças que no futuro tenham uma porta se abrindo”, falou ele. Paulão destacou a presença da secretária de Educação de Poços Maria Helena Braga. “O encontro entre as secretárias de educação de Poços e Campestre foi muito bacana, duas profissionais de muita competência. E ter uma secretária como a Dona Maria Helena à frente da educação de Poços é muito importante”, falou Rezende.
A secretária de Campestre ficou encantada com o que viu e deve voltar a Poços outras vezes. Várias anotações foram feitas e o modelo de educação integral implantado em Poços de Caldas servirá de inspiração para ser o modelo que será feito naquela cidade.