Poços recebe a 7ª edição do “Pint of Science Brasil”
Poços de Caldas, MG – A Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Poços, está participando da 7ª edição do “Pint of Science Brasil” e promovendo as ações dias 7, 8 e 9 de novembro em dois bares locais.
O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio, mas como este é um ano de retomada das atividades presenciais, ele será realizado de forma extraordinária neste mês. O objetivo é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída e respondem perguntas.
Os temas continuam diversos: saúde e envelhecimento, partículas elementares, criminalística e ciência forense, biologia, robótica, história, genética, feminismo, interface entre ciência e filosofia, satélites e muito mais.
A proposta dos bate-papos é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade de o público conversar com os cientistas, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência. Tudo isto de forma descontraída. Não há necessidade de inscrição, a entrada é gratuita, paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos.
O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra. Foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, trazido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios, em 2017 o festival esteve em 22 cidades, em 2018, foram 56 participantes, e em 2019, chega ao primeiro lugar mundial com 89 cidades recebendo o festival. Em segundo estava a Espanha, com 72.
A pandemia de covid-19 atrapalhou o crescimento do festival, que foi cancelado em 2020 e realizado apenas de forma online em 2021. Mas agora, em 2022, o trabalho retorna e quer continuar a tornar Ciência e Tecnologia verdadeiros assuntos para um papo de boteco.
Em 2018 e 2019 o Pint of Science Poços de Caldas alcançou a maior média de público por bar por noite no Estado de Minas, 165 pessoas/noite/bar em 2018 e 185 pessoas/noite/bar em 2019. Além disso, foi o único evento no país a contar com tradução em Libras para algumas das palestras. Tudo isso contribuiu para o sucesso do evento e uma excelente recepção pelo público, tendo atingido mais de 1000 pessoas.
Organização
A organização é complexa. Por trás do festival há uma equipe nacional de 10 pessoas, sete coordenadores regionais, os coordenadores dos municípios participantes e ainda os coordenadores de cada estabelecimento. São voluntários, muitos estudantes de pós-graduação e envolvidos com a área científica das melhores Universidades do país com o objetivo de explicar para a população como a Ciência funciona e suas novas descobertas.