Sinalização é alvo de críticas após mudanças de trânsito no Jardim Santa Rita
ADRIANA RODRIGUES
adriana.mantiqueira@gmail.com
Poços de Caldas, MG – Moradores do Jardim Santa Rita, pais de alunos da escola municipal Alvino Hosken de Oliveira e internautas não poupam críticas ao Demutran após a mudança de trânsito feita nas ruas Oswaldo Cruz e Humberto de Campos. A principal queixa é, segundo eles, a falta de uma sinalização eficiente que alerte os motoristas sobre a alteração.
A auxiliar de cozinha Maria Dulce de Almeida fala sobre a questão. “O problema é que mudaram o sentido da rua na sexta-feira e não tem placas sinalizando. A única placa que eu vi foi no poste, perto do supermercado Scassiotti. É uma placa no poste, super discreta. Teriam que ter colocado uma faixa grande mostrando que agora é contramão”. Esta também é a queixa de Antônio Firmino que tem um neto e um sobrinho na escola Alvino Hosken, “Hoje cedo [segunda-feira] os carros estavam vindo a toda pela contramão. Está um perigo. Sem sinalização adequada não demora pra ter um acidente grave aqui”.
Pela internet as críticas seguem. “O Demutran não possui engenheiros de trânsito para estudar a viabilidade desta mudança? Ficou uma bela porcaria”, declarou um internauta.
A reportagem procurou o diretor de Trânsito do Demutran Bruno Magalhães, que afirmou que na manhã desta segunda-feira outras alterações foram feitas no local para reforçar a sinalização. “Agora já está contando com retenção, já tem um pare, já tem diversas setas no chão indicando sentido do trânsito também”, informou ele. Ele frisou que as novas alterações foram feitas na manhã de segunda-feira, mas a sinalização já estava completa e que as medidas adotadas agora são somente para reforçar a indicação de mudança no trânsito. “A sinalização vertical e horizontal já estava de acordo com as normas vigentes e foi observado que havia o descumprimento da ordem de sentido. Desta forma houve o entendimento do Demutran que a sinalização deveria ser reforçada para o melhor entendimento do novo fluxo da região”, informou. Magalhães finalizou esclarecendo que no local o Demutran deixou agora sinalização de advertência em cavaletes que serão retirados do posteriormente.