Período chuvoso atípico em Minas mobiliza Defesa Civil
Belo Horizonte, MG – A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) segue mobilizada para atendimento aos municípios atingidos pelas fortes chuvas no Estado. Nesta terça-feira (8), mais cidades registraram queda de granizo e foi confirmada a primeira morte do período em Minas. O órgão está auxiliando os municípios e também pede que a população redobre os cuidados.
“Temos equipes em Santos Dumont e em Piraúba, ambas na Zona da Mata, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas, especificamente em Campos Gerais – que foi uma região que sofreu muito com a chuva de granizo de ontem”, detalha o coordenador estadual-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa, a respeito da mobilização das últimas 24 horas.
Em Piraúba, local da primeira morte, um senhor de 62 anos, cadeirante, foi atingido por um muro. “Isso resultou em seu óbito”, explica o militar. “Tivemos lá uma chuva muito forte, inclusive com granizo, ventos. No momento, o município tenta restabelecer a normalidade”, detalha.
Em Uberaba, também houve registro de forte chuva. Telhados foram danificados pelo granizo e carros foram atingidos por árvores. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque do Mirante chegou a ser interditada por causa dos danos. Foi necessária a remoção dos pacientes internados e quem aguardava atendimento foi direcionado a outras unidades.
Segundo o boletim da Defesa Civil de Minas Gerais desta quarta-feira (9), o Estado já conta com 27 municípios em situação de emergência por conta das chuvas. Há, ainda, 1.804 pessoas desalojadas e 488 desabrigadas. A morte em Piraúba foi contabilizada nesse boletim. Uma ocorrência na capital mineira na segunda-feira (7) segue em apuração. “Temos ciência que, infelizmente, ocorreu o óbito de um adolescente em Belo Horizonte, mas ainda não vinculamos ao período chuvoso, tendo em vista que estamos aguardando o laudo pericial”, diz o coordenador. Na ocasião, a vítima andava de bicicleta quando foi atingida por uma árvore e morreu. Um outro jovem ficou ferido.
O Estado de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, também presta apoio humanitário aos atingidos. “Estamos, neste momento, fazendo o carregamento de caminhões para levar lona, cestas básicas, kits de higiene, kits de limpeza, kits dormitório para apoio aos necessitados de acordo com a demanda dos municípios”, afirma o tenente-coronel.