regi_12

Vereadora Dra. Regina cobra do Executivo a implantação do teste do pezinho ampliado

Data da Publicação:

12/11/2022

Poços de Caldas, MG – Na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (8), a vereadora Dra. Regina apresentou uma moção de apelo ao Executivo solicitando a implantação imediata, na Rede Pública de Saúde, da lei que garante o direito a recém-nascidos ao Teste Ampliado do Pezinho.
A vereadora é a autora do projeto que o torna obrigatório nas ações de saúde da criança no município. A proposta foi aprovada por unanimidade e, na sequência, sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB). Após a regulamentação, a pedido do Executivo, foram necessárias algumas alterações na lei para que ela finamente pudesse ser colocada em prática. O problema é que, até o momento, não saiu do papel.
O projeto de lei tem o intuito de regulamentar e colocar em prática no sistema público de saúde de Poços de Caldas o teste que aumenta para 50 o número de doenças raras detectadas pelo teste do pezinho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, o exame englobava apenas seis doenças.
O Teste do Pezinho Ampliado surgiu da necessidade de detectar mais doenças, que necessitam do pronto-diagnóstico para que os tratamentos adequados possam ser definidos. Se tais doenças não forem diagnosticadas precocemente, podem evoluir para a morte do bebê no primeiro ano de vida, por exemplo. O empenho é uma preocupação da parlamentar com a mortalidade infantil.

Centro Administrativo
Essa semana, Dra. Regina também apresentou um pedido de informações sobre o projeto de construção do Centro Administrativo de Poços de Caldas. Uma das questões levantadas é a da viabilidade econômica – importante para qualquer projeto executado com dinheiro público. A existência de um anteprojeto arquitetônico, a previsão de início para elaboração do edital e processo licitatório, a estimativa de investimento, previsão de data para início das obras e a necessidade ou não de transferência do Terminal Rodoviário para outro local também são questões levantadas.

 

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!