Mais de 50 mil hectares foram atingidos pelas chuvas de granizo em Minas
Brasília, DF – Em Minas Gerais mais de 50 mil hectares de lavouras foram atingidos pelas chuvas de granizo que castigam as regiões sul e sudoeste do Estado desde o início do mês. O levantamento é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Cerca de 7 400 produtores tiveram as propriedades afetadas em mais de cem municípios mineiros. As fazendas de café correspondem a mais da metade das áreas atingidas, de acordo com William de Araújo, coordenador técnico da Emater no estado.
Análise de risco de deslizamentos
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) está testando uma nova ferramenta operacional para avaliar o risco de deslizamentos de terra em todo o território brasileiro. Assim que os resultados dos testes ficarem prontos, serão repassados aos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Segundo o Cemaden, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a ferramenta é capaz de analisar dados e informações de diferentes modelos meteorológicos e dados observacionais que, combinados, apontam, em 72 horas, o grau de risco de deslizamentos de terra em nível regional, em todo o território brasileiro.