Untitled-106

Recusa em tomar as doses de reforço contra covid preocupa Fiocruz

Data da Publicação:

13/11/2022

São Paulo, SP – As autoridades de saúde ainda monitoram a disseminação da subvariante BQ1 para saber qual a participação dela no aumento recente de casos de covid-19. Mas especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atestam que um dos grandes responsáveis pelas novas infecções já é conhecido: a resistência de muitas pessoas em tomar as doses de reforço e vacinar as crianças.
Na cidade do Rio de Janeiro, apenas 35,4% dos adultos receberam as duas doses extra e 48% das crianças entre 5 a 11 anos, e 87% das com 3 e 4, ainda não foram totalmente imunizadas. Por enquanto, o crescimento dos casos não tem sido acompanhado na mesma proporção, de mais hospitalizações e mortes. Mas o pesquisador da iniciativa Monitora Covid-19, Christovam Barcellos explica o que se pode esperar, baseado nas ondas anteriores
O novo Boletim Infogripe, da Fiocruz, já identificou uma tendência de aumento moderado dos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave no longo prazo, em 10 estados e 12 capitais. E na maior parte desses locais, o crescimento se concentra justamente entre as crianças e os adolescentes, mas no Amazonas e no Rio de Janeiro já é possível verificar alta também para a população adulta. O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, acredita que a covid-19 esteja se encaminhando para ter dois picos de casos por ano, diferente de outros vírus respiratórios, como a influenza, que têm apenas um
Duas características do coronavírus reforçam a possibilidade de que o Brasil esteja entrando em um novo ciclo de infeções: a alta capacidade de mutação do vírus, o que resulta nas novas variantes e subvariantes, e a diminuição da resposta imune do corpo no decorrer dos meses. Por isso, as doses de reforço são tão importantes, e têm se mostrado altamente eficazes para conter casos graves e mortes.
Este ano, mesmo com a explosão de casos causados pela Ômicron, a taxa de letalidade na cidade do Rio de Janeiro foi de 0,4%, quase 22 vezes menos do que a de 2020. O virologista Felipe Naveca, coordenador do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes ou Negligenciados da Fiocruz Amazônia, alerta que quem está com doses atrasadas deve se vacinar imediatamente, especialmente com a identificação da BQ.1 e da BA.5.3.1, encontrada no Amazonas em junho.
De acordo com Naveca também é preciso reforçar as medidas sanitárias, principalmente o uso de máscaras em ambientes fechados, e a limpeza frequente das mãos.

Leia Também

foto-maio-roxo-saude-alerta-para-doencas-inflamatorias-intestinais-07-05-25

Maio Roxo: Saúde alerta para Doenças Inflamatórias Intestinais

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas alerta a população sobre a campanha Maio Roxo, dedicada à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Essas condições crônicas afetam o trato gastrointestinal, provocando inflamações…
foto-pacientes-com-fibromialgia-terao-manha-especial-com-atividades-educativas-e-terapeuticas-em-pocos-07-05-25

Pacientes com fibromialgia terão manhã especial com atividades educativas e terapêuticas em Poços

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira (9), pacientes do SUS diagnosticados com fibromialgia participarão de uma manhã especial com palestras, rodas de conversa, massagens e café comunitário. O evento será realizado das 8h às 10h no Hospital Gilberto…
foto-pocos-lanca-campanha-maio-laranja-todos-contra-o-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-07-05-25

Poços lança Campanha Maio Laranja: todos contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Poços de Caldas, MG - A cidade de Poços de Caldas já está mobilizada na campanha “Maio Laranja”, iniciativa de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é atuar na conscientização, orientação, prevenção e combate…
golpe_18

Sindserv emite alerta sobre golpes via whatsapp usando falsa identidade de advogado do jurídico

Poços de Caldas, MG - O SINDSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) alerta todos os servidores sobre uma tentativa de golpe que está sendo aplicada por criminosos por meio do WhatsApp. Os golpistas estão se passando pelo advogado do setor…
foto-igualdade-racial-06-05-25

Rede da Igualdade Racial realiza primeira reunião

Poços de Caldas, MG - A Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas realizou sua primeira reunião, no último dia 28 de abril. O primeiro encontro aconteceu de forma remota para facilitar a participação dos integrantes. Lançada oficialmente no…
foto-gestores-educa-06-05-25

Gestores e supervisores escolares participam de evento sobre o Maio Laranja

Na última segunda-feira (5), no auditório do Centro Administrativo, coordenadores, gestores e supervisores escolares participaram de um importante evento em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o…