tur_15

“Poços pode pleitear título de patrimônio turístico mundial”, diz secretário de Estado

Data da Publicação:

14/11/2022

Poços de Caldas, MG – Tornar Poços de Caldas patrimônio turístico mundial. Este foi o tema central debatido em reunião com o secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira, que esteve em Poços de Caldas no último final de semana para as celebrações dos 150 anos da cidade.

Primeiro compromisso público da agenda do secretário durante a visita, o encontro foi realizado na tarde do último sábado (5), no Hotel Carlton Plaza. A comitiva da Secult-MG contou também com a presença da presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) Marília Palhares Machado, do presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) Gustavo Mendicino de Oliveira e do presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) Jefferson da Fonseca Coutinho.

Pelo município, participaram da reunião o vice-prefeito Júlio César de Freitas, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Antônio Carlos Alvisi, e a secretária-adjunta Cibele Benjamim, o secretário municipal de Cultura Gustavo Dutra, a diretora de Desenvolvimento Urbano da Seplan Elina Jurema Costa, a coordenadora da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento Lícia Tereza Perote de Almeida, a pedagoga do DPCT Sônia Sanches, o presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact) Evandro Limão, do presidente do Conselho Municipal de Turismo Juliano Silva, do representante do Conselho Municipal de Política Cultural Rafael da Mata e membros das Secretarias envolvidas.

Na oportunidade, foram debatidas ações conjuntas de preservação e fomento de atividades turísticas ligadas ao patrimônio cultural. O secretário Leônidas Oliveira reiterou que Poços de Caldas é a única cidade de seu conhecimento que tem, no seu planejamento urbano fundante, o turismo enquanto centralidade.

“Poços de Caldas tem uma importância na liderança das políticas públicas juntamente com o Estado e outros municípios. O município possui as mais variadas formas artísticas, além de um patrimônio histórico único. Eu costumo dizer que talvez seja a única cidade no mundo que possa pleitear um título de patrimônio turístico, porque é nascida a partir das águas e dos hotéis no entorno do seu centro”, ressaltou.

O secretário informou que não há registro de nenhum patrimônio turístico junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que a busca por este título deve contribuir ainda mais para o fomento ao turismo na cidade. Historicamente, Poços de Caldas nasceu para receber interessados em usufruir das águas termais para fins medicinais. Diferentemente da maioria das cidades, o povoado foi criado e planejado já com o objetivo de receber visitantes, ou seja, é turística desde a sua fundação.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas aproveitou a oportunidade para agradecer ao secretário Leônidas Oliveira pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nas áreas de Cultura e Turismo.

Em 2022, Poços de Caldas obteve sua maior pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural do Governo de Minas Gerais. Com 21,66 pontos, a cidade ficou em 1º lugar da microrregião, destacando-se em 39º lugar dentre os 853 municípios do estado. “Sabemos da importância de preservarmos a história de nossa cidade e esta nova perspectiva trazida pelo secretário de Estado de Cultura sem dúvida nos motiva a trabalhar ainda mais”, pontuou o secretário de Planejamento Antônio Carlos Alvisi.

 

Dia Nacional

da Cultura

O encontro foi realizado em 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura. “Durante a tarde tivemos várias reflexões importantes e aproveitamos para celebrar o Dia Nacional da Cultura, reforçando a necessidade da arte no processo de estabelecimento de uma cultura de paz. Essa é a nossa principal reflexão e que eu repasso para todos neste dia tão importante”, afirmou o secretário Leônidas Oliveira.

O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, que também é vice-presidente de Cultura da Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, comemorou a data. “Que nós possamos sempre celebrar esta data com bastante diálogo, alegria e respeito pela diversidade, em favor de toda essa Minas Gerais tão rica”, disse.

O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!