Levantamento mostra que Poços tem risco baixo de infestação por dengue
Poços de Caldas, MG – De 17 a 21 de outubro, os agentes de combate às endemias, da Vigilância Ambiental, visitaram 3.223 imóveis na área urbana de Poços, para a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti (LirAa), transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Foram encontrados 15 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunha em 14 imóveis (90% em residências e 10% em terrenos baldios), resultando em um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,4% (risco baixo).
Os maiores índices de infestação foram identificados nas regiões leste, com cinco focos, e na região sul do município, com quatro focos.
O coordenador da Vigilância Ambiental Jorge Miguel Ferreira do Lago destacou a colaboração da população para que o município mantenha bons índices. “O LirAa nos indicou que todas as regiões do município encontram-se com baixa infestação do mosquito aedes aegypti, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde, o que mostra que as ações de controle desenvolvidas por nossas equipes e a contribuição da população nos cuidados diários contra o mosquito tem alcançado bons resultados. Porém, estamos entrando no período epidêmico, e a tendência é que o índice de infestação aumente, portanto, contamos com a população para que continuem fazendo sua parte na luta contra o mosquito.”
O LirAa é realizado quatro vezes por ano, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Casos em 2022
Neste ano, em Poços foram 12 casos notificados de dengue, três de chikungunya e nenhum de Zika.