“Movimento Solidário” agita a cidade no fim de semana
Poços de Caldas, MG – No último sábado (19), o estádio Prontidão, localizado na zona sul da cidade, recebeu o evento “Movimento Solidário”, que contou com futebol de base, veteranos, show e um grande público. Com a finalidade de ajudar instituições de caridade, o sucesso foi total com um sábado repleto de atividades. Além da doação de alimentos não perecíveis o público também colaborou consumindo nas barracas das entidades espalhadas pelo complexo esportivo. As instituições beneficiadas foram a Abaco, Ágape e Lar dos Velhinhos.
O evento contou com aferição de pressão e glicemia, brinquedos para as crianças, distribuição de algodão doce e pipoca, corte de cabelo oferecido pela Abaco e sorteios de corte de cabelo e manicure.
A ideia do evento foi de Marcos Roque, coordenador de produção da Yoorin Curimbaba. “Estou feliz com o sucesso do evento, todo mundo entendeu a veia solidária e ajudou com os alimentos. Esperamos que nos próximos anos ele se repita”, disse.
“Queremos agradecer a oportunidade de estar aqui hoje, já que a Yoorin Curimbaba vê como muito importante este trabalho solidário em toda a cidade”, comentou Alexandre Mingotti, da Yoorin Curimbaba. Ele destacou que o trabalho feito pela escolinha de futebol é muito importante, um projeto social que ajuda meninos e meninas através do esporte. “Importante ainda nós como empresa estarmos sempre olhando para a sociedade”.
Entre as pessoas que ajudaram na realização do “Movimento Solidário” estão nomes como Osvaldo Duson, Marcos Roque, Marcelo Rodrigues, Alexandre Mingotti e o vereador Paulista.
O evento contou com a prestação de serviços de arbitragem de forma voluntária em todos os jogos, oferecidos pela Liga Poços de Caldas e Associação de Árbitros de Poços de Caldas. “Este evento é de iniciativa da Yoorin Curimbaba, uma empresa que já presta um grande serviço solidário na cidade e quando veio a ideia do Marcos de realizar este projeto o apoio foi total e o sucesso era inevitável”, destacou o professor Marcelo Rodrigues, da Academia de Futebol da Yoorin Curimbaba. Ele ressaltou ainda a importância de colocar os meninos da Academia num evento solidário. “Este ambiente de solidariedade ajuda na formação destes meninos como bons cidadãos e este é o trabalho que a gente realmente precisa incentivar”, disse.
O vereador Paulista parabenizou a Curimbaba pela iniciativa. “Uma grande realização através do Marcos Roque, do Marcelo, Alexandre, enfim de todos, que pensaram neste evento diferenciado com diversas atividades. A Yoorin Curimbaba faz toda a diferença e com certeza criou neste fim de semana um evento que será tradição na cidade”, disse o vereador.
Master
O jogo de veteranos da Curimbaba contra o time da Ponte Preta de Campinas foi um dos pontos altos do “Movimento Solidário”. Nomes do futebol do passado como Polozzi, Alexandre Borges, Odair, Chicão, Marcos Vinícius, Toninho Oliveira, Chiquinho, Ricardo Almeida, Paulo César, entre outros, desfilaram categoria pelo gramado do estádio Prontidão. Um dos atletas em campo acabou saindo emocionado. Flávio Andrade, ou simplesmente Flavinho, que defendeu a Ponte em cinco temporadas. “Uma tarde realmente emocionante, tive o prazer de jogar pela Ponte Preta e fiz história com eles e foi lindo ver que eles não esqueceram de mim, vieram a Poços de Caldas nesta festa bonita e acabaram me homenageando com uma linda camiseta deste glorioso time. Ficou muito feliz e será um momento que ficará marcado em minha vida”, disse Flavinho, que morou embaixo do estádio Moisés Lucarelli quando defendeu as cores da Macaca. Além da Ponte Preta, Flavinho também jogou pela Caldense, entre outras equipes, e atualmente é professor da Secretaria Municipal de Esportes. “Reencontrar alguns amigos da época que joguei em Campinas, fui uma linda festa e um momento extraordinário”, disse. Ele tem ainda na cidade o projeto Chute Certo, da Lei de Incentivo ao Esporte, e esta semana acontece o encerramento das atividades.
Solidariedade
O saldo final do evento foi a arrecadação de vários itens de alimentos que serão doados para as instituições participantes. Aldrey Santos, funcionário da Curimbaba e representante da Ágape 365, falou sobre a importância de gestos solidários como o que foi realizado na cidade neste sábado. “É muito importante unir eventos como estes à solidariedade. Estamos passando por momentos de muitas dificuldades e cada ajuda faz muita diferença na vida de muita gente”, destacou Aldrey. A Ágape atende atualmente 35 famílias carentes, porém, em momentos pontuais este número chega a mais de 200 famílias. “Estamos chegando no Natal, uma data em que as pessoas precisam ainda mais e várias pessoas costumam ajudar nesta época. O que mais queremos é que este Natal seja de dignidade para as famílias”, destacou. Ele lembra que quem quiser ajudar basta entrar nas páginas oficiais da Ágape 365 ou pelo telefone 35 9-9150-1331
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com