Donos de trailers de lanche e artesãos protestam na Câmara Municipal
Poços de Caldas, MG – Com o argumento de que foram pegos de surpresa com um anúncio feito via redes sociais pelo prefeito Sérgio Azevedo, comerciantes que possuem trailers de lanche na popularmente conhecida “alameda do bacon” estiveram na Câmara Municipal pedindo apoio dos vereadores na tentativa de achar uma solução para o problema. Em pronunciamento online direto do local onde ficam instalados os trailers, o prefeito destacou que a cidade está cheia de obras e anunciou um projeto de modernização transformando o local numa alameda com quiosques. Disse ainda que o referido projeto já foi aprovado pelo Condephact e deve começar em breve. Azevedo destacou que não quer prejudicar nenhuma das pessoas que exploram os trailers e disse que vai disponibilizar outros locais para os comerciantes trabalharem. Azevedo ressaltou que a área é nobre e não pode ser escondida como vem sendo feito atualmente.
Na Câmara Municipal os comerciantes lamentaram a decisão do prefeito e disseram que não foram consultados sobre as mudanças. Segundo uma das pessoas que estavam na Casa, houve uma conversa de última hora no gabinete do prefeito com umas poucas pessoas, mas esta conversa já foi para comunicar a mudança.
Artesãos
Artesãos que expõem produtos nos pontos turísticos que agora farão parte do Circuito Turístico, terceirizados para serem explorados por empresa particular, também estiveram na Câmara em busca de soluções. O secretário de Turismo Ricardo Fonseca falou com o Mantiqueira sobre o assunto. Ele disse que já esperava pela polêmica, mas destacou que ninguém ficará desamparado. Disse ainda que os comerciantes e artesãos que estão nos pontos turísticos vão precisar sair do local até dia 11 de dezembro. “A gente já esperava um certo desconforto, principalmente pelas pessoas que estão nos pontos turísticos, mas já era sabido que todo o trâmite de uma concessionária que vai assumir o turismo da cidade causaria este alvoroço”, falou Fonseca. Ele disse achar normal a preocupação das pessoas, mas que as conversas com os concessionários estão acontecendo há muito tempo, rechaçando que eles foram pegos de surpresa. “Estamos fazendo a ponte com o futuro concessionário e todo o processo está acontecendo normalmente. Respeitamos todos os apelos, mas tenho certeza que o que virá será muito benéfico para o nosso turismo”, destacou o secretário. “Continuaremos sendo um dos destinos mais procurados de Minas Gerais e do Brasil e na categoria A dentro do mapa do turismo”, continuou.
O secretário ressaltou que a partir da notificação os artesãos têm até 30 dias para deixar o local para que o novo concessionário possa fazer um estudo de infraestrutura e um novo planejamento. “Mas já houve sinalização deste concessionário que estas pessoas poderiam voltar assim que o contrato for assinado, o que deve acontecer por volta do dia 22 de dezembro, caso não ocorra nenhum problema até lá”, finalizou o secretário.
Câmara
Os vereadores estão programando reuniões entre os comerciantes e artesãos para discutir o problema. Apesar de acharem que a mudança no local onde os trailers ficam é necessária e que o projeto apresentado pelo prefeito é muito bom, eles entendem que é preciso uma atenção especial com as pessoas que hoje exploram este serviço. E também se preocupam com a situação dos artesãos.
Empresário
Os vereadores elogiaram a presença de Marcos de Carvalho Dias na Câmara. Ele é um dos responsáveis pela empresa que vai assumir o Circuito Turístico nos próximos dias. “O empresário conversou com o Mantiqueira. “Acho que a reivindicação que aconteceu na Câmara Municipal é natural, são pessoas que estão com medo, não sabem do futuro, mas acho que a hora é de levar tranquilidade para eles. Não pretendemos desalojar ninguém e tirar o ganha pão de ninguém”, disse Carvalho Dias. Ele acrescentou que será feita uma parceria com os atuais expositores, porém, eles provavelmente devem mudar de lugar. Atualmente, eles ficam no casarão do Véu das Noivas e o projeto é que o local seja transformado em restaurante. “Queremos voltar aos tempos da inauguração daquele casarão e fazer no Véu das Noivas mais dois pontos turísticos”, explicou. Já está definido que o local será o novo cenário do Zoo das Aves. O outro ponto turístico ainda está em estudo. O empresário disse que vai tentar realocar todos os artesãos no Véu das Noivas quando o local estiver em pleno funcionamento. Sobre a sessão concorrida da Câmara Municipal o empresário concorda que é momento mesmo de conversar e apaziguar os ânimos. “Com esta privatização do turismo todos podem ter certeza de que a cidade vai dar um salto enorme neste quesito, na qualidade e na beleza do turismo. Poços de Caldas é uma cidade linda, mas hoje os pontos turísticos estão abandonados. Vamos investir e fazer destes pontos uma visão diferente, moderna e mais atualizada a nível de Brasil e mundo”, destacou Carvalho Dias. “O turismo mudou muito nestes últimos tempos e Poços de Caldas não seguiu esta tendência de melhorar a receptividade do turista”, continuou. Questionado sobre o teleférico, Carvalho Dias falou que o equipamento está em pleno funcionamento, mas não deu prazo para que ele receba os turistas e a comunidade local. “Temos o maior teleférico do Brasil e quando ele for reaberto será um sucesso, com uma nova praça do Cristo em cima do morro. Temos vários prazos, alguns com seis meses, mas vamos procurar fazer o mais depressa possível. Não queremos atropelar nada”, finalizou.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com