Olho Vivo
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vai começar a utilizar as Câmeras Operacionais Portáteis (COP) nas fardas dos agentes de segurança. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) pelo secretário-geral do Estado professor Mateus.
São 1.040 equipamentos adquiridos, que foram entregues à instituição em outubro e serão implementados até 8 de dezembro. Desta forma, mais de 4 mil policiais de todas as regiões do Estado farão uso da tecnologia. O investimento de R$ 2,4 milhões contempla, além da aquisição das 1.040 câmeras, 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeito.
Esse equipamento foi muito questionado nas últimas eleições. Em São Paulo, por exemplo, o governador eleito se posicionou contra o seu uso.
Em Minas o equipamento faz parte do projeto Olho Vivo, que ajuda no monitoramento da situação de segurança nas ruas.
Vamos aguardar o início de sua operação, é uma nova ferramenta que ainda merece mais estudos. Em princípio seu uso parece muito adequado, mas só o tempo pode dizer se é importante.