Alunos da escola Maria Ovídia finalizam projeto de um jornal impresso
Poços de Caldas, MG – Corre atrás da notícia, realiza reuniões de pauta, busca o melhor enfoque para os acontecimentos, faz as fotos e elabora perguntas para o entrevistado. Uma rotina comum que todo jornalista tem cotidianamente e que foi vivida por alunos da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, localizada no Conjunto Habitacional. A ideia inicial foi das professoras do quarto ano Lilian Kelen de Almeida e Cristiane Aparecida Felix, que quiseram aproveitar o projeto Ativamente para realizar a experiência. Assim nasceu o projeto Jornal – Deixa Que a Gente Conta. Foram aproximadamente quatro meses de muito trabalho, muita dedicação por parte de professores, direção e alunos da escola. O resultado não poderia ser outro, um grande sucesso. Na tarde de ontem, foi realizada uma cerimônia de apresentação do jornal impresso produzido pela escola. Estiveram presentes a secretária municipal de Educação Maria Helena Braga, Silvia Vieira, da equipe da Secretaria de Educação, Thaís Morgana de Almeida Andrade, pedagoga especialista do projeto Educação para o Futuro da Secretaria Municipal de Educação, Gustavo Bonafé, diretor de experiência educacional do projeto Ativamente, e Paulo Vitor de Campos, representando o jornal Mantiqueira. A apresentação foi toda protagonizada pelos alunos que falaram da experiência de trabalharem num projeto de jornal impresso. A cada aluno que se apresentava a emoção por parte dos realizadores do projeto aumentava. Professores e alunos se basearam no jornal Mantiqueira, único jornal impresso da cidade e um dos poucos que ainda circulam na região diariamente levando a notícia no papel para leitores de todos os cantos. A atividade fez parte do programa “Educação para o Futuro – Projeto Ativamente” lançado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, dia 11 de abril, em parceria com A Recreativa.
“Tentamos neste projeto fazer um alinhamento entre o nosso planejamento e o Ativamente. Vimos a oportunidade de alinhar as duas coisas e trazer aquilo tudo que é proposto, um aluno engajado desenvolvendo competências e habilidades e sendo protagonista no seu aprendizado. Nos baseamos no Mantiqueira, único jornal da cidade que é impresso, e vimos a proposta para nossos alunos exatamente nesta ideia, de não deixar morrer e assim construímos este projeto do jornal”, contou Lilian Kellen de Almeida, professora do quarto ano B.
A secretária de Educação destacou o trabalho realizado pelos alunos e parabenizou a todos os envolvidos. “Estamos vivendo neste dia aqui na Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira um momento de grande alegria. Ficou provado que o projeto Ativamente deu certo e hoje estamos entregando o fruto deste trabalho num jornal impresso. Este jornal será distribuído para os alunos e levado para as famílias para que eles acompanhem o quanto a nossa Secretaria está trabalhando em benefício de seus filhos. Estamos muito felizes com este projeto e os resultados são cada dia maiores pelo quanto que nossos alunos estão aproveitando, crescendo e sendo cada vez mais tecnológicos”, disse a secretária de Educação.
Aprendizado
Entre uma lágrima aqui, um sorriso ali, Thaís Morgana de Almeida Andrade, da Secretaria Municipal de Educação, que desde agosto está à frente do projeto Educação para o Futuro, parabenizou o trabalho realizado na escola. “Viemos até a escola Maria Ovídia Junqueira com muita alegria encenando este projeto lindo, que foi uma proposta de integração da escola com o Ativamente. As professoras tiveram a ideia e junto com o professor Pablo se dispuseram a desenvolver toda uma proposta relacionada ao tema jornal. Foi uma série de atividades e nós estamos culminando hoje com este belo encerramento produzido e preparado pela escola. Estou muito feliz em fazer parte deste projeto, principalmente por vermos a alegria das crianças em tudo que foi produzido aqui”, disse ela, que é pedagoga especialista do projeto Educação para o Futuro da Secretaria Municipal de Educação.
Cristiane Aparecida Felix, professora do quarto ano C, era só alegria a cada apresentação dos alunos. Ela também foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho e destacou que o jornal apresentado foi feito por muitas mãozinhas. “Este projeto foi desenvolvido por praticamente 48 alunos, muitas mãozinhas, muitas cabecinhas pensando, escrevendo, reescrevendo, enfim, foi muito importante eles colocarem realmente a mão na massa e serem os protagonistas deste projeto. Hoje estamos vivendo um mundo muito tecnológico, então por que não mostrar para ele o jornal impresso, focar o jornal, ver realmente como é escrito, ter noção de onde coloca cada espacinho? Acho que é importante para a construção deles, para eles realmente entenderem como que formata, enfim, um conhecimento que será eterno.
Silvia Vieira, da Secretaria de Educação, também esteve presente no evento e se encantou com o que presenciou. Ela destacou que toda a cidade precisa ter conhecimento do que os alunos da escola fizeram, já que é um feito muito importante para a educação de Poços de Caldas. “Um dos desafios da educação é que as crianças tenham tecnologia na escola. Tudo que é novo e traz mudanças é diferente. Estas crianças mostraram que com foco e vontade tudo é possível e dominando a tecnologia ativa como eles dominam é muito emocionante. Foi um momento de conquista, o professor tem as suas ferramentas e foi lindo ver as crianças, através destas ferramentas tecnológicas, produzindo textos, criando um jornal. Que orgulho. Toda a cidade deve comemorar porque Poços de Caldas hoje tem tecnologia. Isto faz parte da proposta pedagógica e como supervisora responsável por esta escola me sinto orgulhosa de ver o resultado”, disse ela.
A diretora da escola Milene Gonçalves Camargo comemorou o encerramento do projeto. “Foi um grande sucesso o encerramento deste projeto Ativamente, que temos aqui na escola. Todas as fases foram muito comoventes, os relatos dos alunos foram lindos e uma grande evolução dos meninos na leitura, na escrita através deste projeto. Foi muito gratificante”, disse.
Para Ruy Alves, diretor do jornal Mantiqueira, é muito importante ver que alunos tão jovens se interessem e façam o trabalho baseado num jornal impresso. Isso é sinal que este tipo de mídia ainda tem muito o que contar sobre a história da cidade e seus fatos relevantes.
Ativamente
O projeto Ativamente foi representado por Gustavo Bonafé, diretor de experiência educacional. “Para nós foi uma grata surpresa quando veio o pedido da professora de usar o Ativamente para desenvolver um projeto especial. Refletimos bastante sobre isso e entendemos que daria um propósito maior, um significado maior, traria um envolvimento muito amplo dos próprios alunos, a comunidade escolar. Entendemos o Ativamente como um parceiro do professor, uma ferramenta adicional que ele tem para exercer a função dele e aí a gente quis ser parceiro nisso e o resultado é este. Todo mundo saiu ganhando e feliz, principalmente as crianças, mas também os professores, a direção da escola, a escola, a Secretaria de Educação, nós do projeto. É uma relação onde todo mundo ganha e todos saem maior e é isso que vale a pena”.
Professores e alunos aplaudiram bastante Pablo Santos, monitor do projeto Ativamente. Ele acompanhou todo o processo e teve papel importante no desenvolvimento do jornal da escola. A monitoria é um trabalho desenvolvido para acompanhar e fazer a mediação do trabalho com a tecnologia dentro de sala. Mediar com o professor e alunos as necessidades. “Neste projeto as professoras apresentaram as ideias, levamos para o Ativamente, que aceitou o projeto, e nós vimos a necessidade da tecnologia ser trabalhada de uma forma mais real. O trabalho foi sendo feito aos poucos na parte da informática, da digitação, contrapondo com as atividades do Ativamente e aí o jornal foi nascendo aos poucos. Resolvemos utilizar o Google Drive, fizemos as orientações, aprendemos juntos eu e as professoras, elas com os alunos, enfim, uma aprendizagem mútua. Ensinamos tudo, como pontuação correta, ao final eles vão aprendendo a digitar por voz e fizemos toda esta mediação tecnológica para que eles possam ter o maior contato, para que possam utilizar as tecnologias digitais. Neste dia de encerramento chorei bastante, muito emocionante poder participar deste projeto no Maria Ovídia, uma escola muito boa, crianças maravilhosas. Muito bom poder ver que eles gostaram, realmente se engajaram desde o começo, estudaram muito e viveram tudo de bom que a educação pode oferecer. Estou muito feliz de ter participado e feito parte de um pouco disso, contribuído e aprendido muito neste processo”, destacou Pablo dos Santos.
Paulo Vitor de Campos
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