Bilhões
Um planeta com oito bilhões de pessoas. O que pode acontecer? Isto mesmo, o nosso planeta tem um novo desafio para enfrentar, chegou a 8 bilhões de habitantes neste ano, segundo cálculo da Organização das Nações Unidas (ONU). Reflexo do avanço da medicina e da ciência nas últimas décadas, esse marco também aumenta os desafios no combate às mudanças climáticas. O crescimento populacional, mais veloz em países pobres, eleva a demanda global por alimentos, energia e a pressão sobre recursos naturais, como florestas e cursos d’água.
Seria possível diminuir a grande desigualdade que existe no planeta? Dizem que sim, basta uma vontade maior dos mais abastados em resolver esta questão. Alguns especialistas acreditam que a quantidade de pessoas não é o mais grave e sim esta desigualdade e falta de recursos para se conseguir uma segurança alimentar.
Os países mais ricos deviam cuidar dos países mais pobres? Esta pelo menos é uma discussão recente que aponta este caminho, mas a ajuda é considerada tímida. Com isso os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Até quando ninguém sabe.