Untitled-122

Em Minas, 742 municípios têm alto risco de reintrodução de doenças infantis

Data da Publicação:

29/11/2022

Belo Horizonte, MG – A vacinação é a forma mais eficaz e segura de proteção contra doenças infecciosas, mas, nos últimos anos, dados do Programa Nacional de Imunização mostram baixos índices de cobertura em todo o país. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 742 municípios estão com alto risco de reintrodução de doenças que poderiam ser evitadas com a imunização de crianças menores de 2 anos.
Diante deste cenário, o Governo de Minas Gerais lançou uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. A estratégia de incentivo à imunização começou a ser divulgada na televisão, rádio e internet em 27 de novembro.

Meta
Prorrogada duas vezes em 2022, a campanha de vacinação contra a poliomielite em Minas não atingiu a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Durante a campanha, 881.235 mil crianças com idades entre 1 e 4 anos foram vacinadas, o que equivale a 84,30% do público estimado, de acordo com o Painel do Ministério da Saúde em 28 de novembro.
A vacina contra a poliomielite faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, é distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nas unidades básicas de saúde.
A vacinação é reconhecida como uma das intervenções de saúde pública mais bem-sucedidas. Por meio da vacinação é possível proteger contra as doenças e suas complicações. Quando uma pessoa é vacinada, ela não protege só a si mesma, mas protege também as pessoas próximas e a coletividade. Por isso, é importante manter o cartão de vacinação atualizado.

Cobertura vacinal em Minas
De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), em 2021, Minas Gerais ficou na sexta posição no ranking nacional em relação à vacinação contra a poliomielite em crianças menores de 1 ano. Já com relação às crianças de 1 ano, o estado ficou na quarta posição na classificação nacional para a vacina em 2021.
No cenário da tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, Minas Gerais ficou na quinta posição nacional na cobertura vacinal da primeira dose em crianças de 1 ano de idade, e na terceira para a segunda dose, no ano passado. De janeiro a junho de 2022, a cobertura da primeira dose da tríplice viral em Minas foi de 74,44% e, da segunda dose, 53,95%, conforme dados do SIPNI em 14/11. A meta do Ministério da Saúde também é de 95%.
Já a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que também atende ao público adulto, teve grande redução de cobertura vacinal nos últimos anos. Em 2020, houve imunização de 103% do público-alvo. Em 2022, até o momento, a cobertura na campanha foi de 78,5%.

Leia Também

foto-ceu-celebra-dia-de-quem-cuida-de-mim-no-proximo-sabado-08-05-25

CEU celebra “Dia de quem cuida de mim” no próximo sábado

Poços de Caldas, MG - Neste sábado, dia 10 de maio de 2025, o Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU da zona leste, realiza o “Dia de quem cuida de mim”, das 8h às 12h, com apresentação dos…
foto-moradores-participam-da-5a-edicao-do-cafe-com-campestrinho-em-divinolandia-08-05-25

Moradores participam da 5ª edição do Café com Campestrinho, em Divinolândia

SP) Momento fortalece o diálogo com a comunidade, traz atualizações de ações realizadas pela Companhia e informações sobre investimentos sociais Poços de Caldas (MG), maio de 2025 - A vontade de criar um futuro diferente para o bairro Campestrinho, em…
foto-divisao-e-rede-da-igualdade-racial-participam-de-live-sobre-educacao-antirracista-08-05-25

Divisão e Rede da Igualdade Racial participam de live sobre educação antirracista

Poços de Caldas, MG - A Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e a Rede da Igualdade Racial do município participaram de ação da Superintendência Regional de Ensino voltada para a educação antirracista, com a participação…
Foto: Divulgação

Maio Roxo: Saúde alerta para Doenças Inflamatórias Intestinais

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas alerta a população sobre a campanha Maio Roxo, dedicada à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Essas condições crônicas afetam o trato gastrointestinal, provocando inflamações…
Foto: Divulgação

Pacientes com fibromialgia terão manhã especial com atividades educativas e terapêuticas em Poços

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira (9), pacientes do SUS diagnosticados com fibromialgia participarão de uma manhã especial com palestras, rodas de conversa, massagens e café comunitário. O evento será realizado das 8h às 10h no Hospital Gilberto…
Foto: Divulgação

Poços lança Campanha Maio Laranja: todos contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Poços de Caldas, MG - A cidade de Poços de Caldas já está mobilizada na campanha “Maio Laranja”, iniciativa de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é atuar na conscientização, orientação, prevenção e combate…