Acia espera aumento de até 15% nas vendas de Natal
Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com
Poços de Caldas, MG – No calendário anual o Natal é o período mais esperado por comerciantes e consumidores, pois a tradição de presentear familiares e amigos ainda é um forte apelo na sociedade. O Mantiqueira conversou com o presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária Giovani Granato, que está otimista com as perspectivas de vendas. Ele lembra que os últimos tempos foram desafiadores, mas o período natalino promete movimentar o comércio e ajudar a fechar as contas do ano.
“Minha expectativa é muito boa, porque o ano já vem positivo e as vendas a gente acredita que vão acontecer. O comércio está preparado, os comerciantes também, a cidade está muito bonita, isso tudo ajuda muito. É o primeiro ano nosso sem nenhum tipo de restrição. Então, a gente espera a cidade lotada todo dia e o comércio refletindo isso nas vendas”, pontua ele.
Granato ainda fala sobre o que espera em relação à porcentagem no aumento das vendas.
“Para o Natal de 2022 espero um crescimento em torno de 10% a 15%. Ano passado foi um ano fraco para o comércio. Provavelmente ainda não chegaremos às vendas do pré-pandemia, mas acredito que para o próximo ano já tenhamos saldo positivo”, comenta Granato.
As vendas de Natal neste ano devem injetar mais de R$ 66 bilhões na economia nacional, de acordo com estimativas do SPC e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Horários
A Acia sempre sugere horários especiais neste período aos seus associados. Nas duas primeiras semanas de dezembro as lojas podem abrir até 20h e na semana do Natal até 22h. Com exceção do sábado véspera de Natal, quando o comércio encerra as atividades às 18h.
“O associado pode optar pelo melhor horário de abertura de suas lojas, a Associação Comercial tem sugestões, mas o horário é livre. É importante abrir as lojas, deixá-las bonitas. Vamos vender e acreditar que tudo vai dar certo”, comenta o presidente.
Promoção de Natal
A Acia já está dando andamento à promoção de Natal, quando serão sorteados nas lojas participantes 20 vale-compras no valor de R$ 2 mil cada. “O comércio que aderiu à promoção tem um cartaz identificando. Então, o consumidor poderá gastar os vale-compras nas lojas que estão na promoção. Depois de sorteada, a pessoa pode utilizar os dois mil reais no comércio. Não precisa ser em uma loja apenas, mas em várias. Assim, o dinheiro vai acabar circulando nas próprias lojas. É uma campanha diferente, muito bacana, os comerciantes e a população estão aprovando”, finaliza Granato.