Aposentados
Em votação apertada, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por 6 a 5, a tese da revisão da vida toda do INSS. Agora, aposentados poderão solicitar que toda a vida contributiva seja considerada no cálculo do benefício. Até então, era obrigatório seguir a regra de transição que contabilizava apenas os salários a partir de julho de 1994.
Os ministros que votaram a favor da revisão defenderam que o segurado tem direito ao melhor benefício e que, em alguns casos, a lei de transição é prejudicial ao aposentado.
Já os ministros contrários à tese argumentaram que tal revisão pode ser difícil em razão dos altos índices de inflação anteriores a 94. Sustentaram, ainda, que o número de solicitações pode colapsar o atendimento ao INSS.
Outro problema com esta aprovação é o impacto nas contas do INSS que foi beneficiado neste governo com uma reforma previdenciária.
Mas o argumento que o aposentado precisa ter o melhor benefício possível é válido porque na média as aposentadorias têm valores bem modestos. Todo benefício a mais é muito bem-vindo.