Acerto de drogas termina em assassinato na zona leste da cidade
Poços de Caldas, MG – Um acerto de drogas terminou em tragédia, domingo (4) à noite, no conjunto habitacional do bairro Jardim Itamaraty 5, zona leste da cidade. Segundo uma testemunha, o morador do bloco 10 Gustavo Anselmo, de 37 anos, usuário de drogas, matou a facadas Wilson da Silva Antônio, 26 anos, que estava armado cobrando dele uma dívida de drogas. O autor do crime, assim como um rapaz de 18 anos e dois adolescentes de 16 e 14 anos, supostamente parceiros de Antônio no tráfico de drogas, foram presos/apreendidos.
A Polícia Militar tomou conhecimento do crime por volta das 23h, quando equipes da 129ª Cia Tático Móvel se deslocaram até a rua Waldemar Batista Tavares. No corredor do bloco 10, entrada do apartamento 43, onde Anselmo reside, foi encontrado o corpo de Antônio, em meio a uma poça de sangue.
O crime
Para os militares, uma mulher de 40 anos, companheira de Anselmo, disse que momentos antes do crime, autor e vítima se desentenderam do lado de fora do bloco, já que Antônio queria receber o pagamento de drogas. O casal teria então voltado para o apartamento quando a vítima e um adolescente de 14 anos, ambos armados com revólver, teriam arrombado a porta do imóvel. Ainda de acordo com a mulher, a dupla chegou a apertar o gatilho, mas as armas falharam. Anselmo, que estava com uma faca, desferiu então golpes contra Antônio, fugindo em seguida.
Prisão/apreensão
Uma vez confirmada a morte da vítima, o local passou por perícia e o corpo de Antônio foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).
As equipes da PM passaram então a procurar pelo autor do crime e demais envolvidos, sendo apreendidos na rua Miguel Calixto de Moraes, no bairro Chácara Poços de Caldas, dois adolescentes de 16 e 14 anos que tentaram fugir em um Gol, batendo com o carro contra a viatura policial.
Na ocasião, a dupla disse que estava de carro procurando por Anselmo para vingar a morte de Antônio.
Os militares ainda estavam no local, aguardando a chegada da perícia, devido aos danos causados à viatura, quando Anselmo, o autor do crime, saiu correndo do meio do mato, em direção à rua, sendo perseguido por um jovem de 18 anos que gritava que o mataria. Os policiais realizaram então a prisão de Anselmo e do rapaz, que foi apurado ser comparsa de Antônio no tráfico e que também queria vingar a morte da vítima.
Com todos os envolvidos identificados e presos/apreendidos, o grupo foi levado para a delegacia.
Drogas e armas
Ainda de acordo com a polícia, familiares dos adolescentes permitiram buscas nos imóveis deles sendo apreendidos na casa do menor de 16 anos 10 pedras de crack e R$ 214. Na casa do garoto de 14 anos foram encontrados dois rádios comunicadores (HTs) e na casa do rapaz de 18 anos os policiais apreenderam uma barra de maconha, duas unidades de droga sintética (MDMA), uma balança de precisão e R$1.560. Os revólveres descritos pela testemunha do assassinato foram encontrados escondidos em um terreno da rua Benedito Togni, no bairro Chácara Poços de Caldas. Foi o adolescente de 14 anos, que estava em companhia de Antônio no momento do crime, que disse aos policiais onde havia escondido as armas – um revólver calibre.32 e outro calibre .22, com uma munição picotada.
Já a faca usada no assassinato foi apreendida com Anselmo. Ela estava na cintura dele, na ocasião em que foi preso.
Polícia Civil
De acordo com a Polícia Civil, o rapaz de 18 anos preso pela Polícia Militar teve a prisão ratificada por tráfico e associação ao tráfico. Anselmo também teve a prisão ratificada pelo crime de homicídio simples. Os dois foram encaminhados ao sistema prisional.
O adolescente de 16 anos foi apreendido pelo ato infracional análogo ao crime de tráfico e associação ao tráfico e o de 14 anos pelo ato infracional análogo aos crimes de tentativa de homicídio por motivo torpe, combinado com posse de arma de fogo e associação ao tráfico.
O delegado encarregado do caso representou pela internação provisória dos adolescentes e aguarda parecer do Ministério Público.