“Juntos pela Capoeira” reúne grandes mestres em Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – No último domingo, o ginásio Issa Sarraff, no Jardim Country Club, foi sede do evento “Juntos pela Capoeira”. Grandes mestres de Poços de Caldas e região estiveram presentes, além de alunos dos projetos realizados em toda a cidade. O evento contou com total apoio da Secretaria Municipal de Esportes e do vereador Wellington Guimarães, o Paulista. A reportagem conversou com mestre Sena, um dos principais nomes da modalidade e que está completando 50 anos dedicados à arte marcial. Para ele, Poços de Caldas tem uma fama muito grande e vem se tornando referência quando o assunto é capoeira. “Hoje facilita pelo apoio que a prefeitura está dando para a capoeira. A gente pode ver aqui quanta criança está praticando capoeira numa Poços de Caldas que conta com projetos atuando em todos os bairros”, destacou mestre Sena. “Estou muito emocionado, agradeço aos mestres de outras cidades que vieram dar uma força neste evento. É gratificante demais em 50 anos de capoeira, hoje tenho várias filiais, vários mestres e contramestres e professoras, além de um trabalho muito forte em nossa região. O grupo Filhos do Bonfim é um dos mais fortes de nossa região e fico muito feliz por isso”, pontuou mestre Sena.
O evento do último domingo teve presença de familiares dos alunos, do secretário de Esportes Fernando Henrique dos Santos, Pelezinho e do vereador Paulista.
“Deixo meus parabéns para todos os capoeiristas da cidade, especialmente par ao Mestre Sena, uma lenda que marca história neste lindo esporte”, destacou o vereador Paulista. “Aquela nossa vontadade de transformar Poços de Caldas na capital do esporte se fez real neste domingo de tantas modalidades. Poços respira esporte e é esta mesmo nossa missão. Este belo evento de capoeira foi lindo e parabenizo todos os envolvidos além da equipe da secretaria de Esportes que não mediu esforços para a sua realização”, destacou Pelezinho.
A capoeira é inclusão e também superação. Entre os projetos realizados na cidade alunos cadeirantes de destacam com a ajuda dos mestres dos projetos. “A gente busca a total inclusão e eles se sentem muito à vontade nas aulas e apresentações. São exemplos de superação de vida”, destacou Mestre Sena.
Capoeira
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.
A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com