Safra
O setor agropecuário brasileiro que sustentou a economia em época de pandemia continua batendo recordes. A estimativa para a safra 2022/23 indica uma produção de grãos de 312,2 milhões de toneladas, 15% ou 40,8 milhões de toneladas superior à obtida em 2021/22. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com o órgão, com a conclusão do plantio das culturas de primeira safra em dezembro, as atenções se voltam para a evolução das lavouras e os efeitos do comportamento climático, que deverá definir a produtividade. Com relação à estimativa anterior, anunciada em novembro, quando foram projetadas 313 milhões de toneladas de grãos, os dados mostram um ajuste no volume total em função da menor produtividade do milho e redução na área de arroz.
Com a área total de plantio estimada em 77 milhões de hectares, a agricultura brasileira mantém a tendência de crescimento observada nos últimos anos, também com previsão de recorde, segundo a Conab.
O que se espera é que o novo governo continue incentivando o setor. Na campanha eleitoral o clima não esteve muito bom entre o agronegócio e o governo eleito. Não resta a menor dúvida que a economia depende deste setor e a balança comercial precisa dos números positivos das exportações dos produtos brasileiros.