PIB mineiro
O Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais registrou expansão de 4,2% no acumulado do ano, até setembro, em relação aos primeiros nove meses do ano passado. Agropecuária (14,1%) e serviços (5,5%) puxaram a alta no período. Os dados foram divulgados ontem (14) pela Fundação João Pinheiro (FJP). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo Estado.
Ainda de acordo com a FJP, de janeiro a setembro, a indústria teve retração de 0,5%. No entanto, no mesmo período, subsetores como o da construção civil (6,7%) e de energia e saneamento (3,4%) mantiveram resultado positivo.
No terceiro trimestre de 2022, o PIB de Minas Gerais foi estimado em R$ 240,2 bilhões e representou 9,4% do PIB nacional.
Embora a agropecuária tenha apresentado queda no Estado no terceiro trimestre, no acumulado do ano seu resultado continua positivo, pois suas principais culturas, café, soja, cana e milho, apresentaram expansão.
Estar a quase 10% do PIB nacional coloca Minas em uma posição muito boa e com perspectivas de evolução, já que o Estado tem uma indústria forte e um agronegócio em expansão.