Nova lei libera troca de nome direto no cartório e sem ação judicial
Poços de Caldas, MG – Com o propósito de fortalecer a valorização do trabalho de gestores na função de incentivar e oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento dos projetos voltados às novas práticas pedagógicas, o Instituto Alcoa, em parceria com a Interação Urbana e as Secretarias Municipais de Educação, realizou pela segunda vez o Reconhecimento de Melhores Práticas do Programa Ecoa Gestão.
Os participantes são coordenadores pedagógicos e diretores de Ensino Fundamental que atuam nos anos iniciais das escolas participantes do Programa Ecoa Gestão, nos municípios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
As avaliações foram realizadas por uma equipe especializada, que selecionou os projetos educacionais que cada gestor enviou, com base na originalidade, proposta educacional, pertinência do tema, prática de inclusão escolar, acolhimento das diferentes culturas, valores, crenças, entre outros critérios que pautam hábitos educacionais inclusivos, equitativos e de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade.
No total, foram reconhecidas dez práticas dos três municípios. Em Poços de Caldas, o evento foi realizado dia 8 de dezembro, com a participação do vice-prefeito Júlio César de Freitas e Maria Helena Braga, secretária de Educação. No evento também foram entregues os certificados para participantes das formações de Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação pelo Ecoa Formação, em parceria com o Cenpec.
Em Poços, foram reconhecidas as gestoras Juliana Maria Costa Mareca, da Escola Municipal José Raphael Santos Netto, com o Projeto Zé Netto visita Poços; Ana Maria Lobo de Carvalho, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, com o Projeto O conselho de classe numa nova abordagem; e Valmiria Dias de Carvalho, da Escola Municipal João Pinheiro, com o Projeto Por uma educação além dos muros da escola.
“Em todas as oportunidades que tenho para falar sobre a parceria com a Alcoa, a palavra que me vem à cabeça é gratidão, pela responsabilidade social que a empresa cumpre com a nossa secretaria”, ressaltou Maria Helena Braga. “O Ecoa Gestão é um exemplo de um programa de grande importância para a formação dos nossos gestores escolares e faz diferença na educação de Poços de Caldas”.
No ano de 2022, o Programa Ecoa Gestão contribuiu para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental público, atuando junto às equipes das Secretarias Municipais de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. Ao todo, foram beneficiadas 107 escolas públicas brasileiras.
Para Monica Espadaro, diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa, a parceria entre o Instituto Alcoa, Secretarias Municipais de Educação e parceiros técnicos do Programa Ecoa – Interação Urbana e Cenpec – vem contribuindo para o desenvolvimento de novos saberes, práticas e o melhor uso dos recursos destinados à educação, sempre buscando melhorar o acesso, a permanência e a trajetória escolar de estudantes.