Empresários de Poços são alvo de operação do MP paulista
Poços de Caldas, MG – A Polícia Militar cumpriu, na manhã desta quarta-feira, em Poços, mandados de busca e apreensão na residência de um empresário no bairro Vila Bela e também no escritório e residência de outra empresária, no bairro Vila Togni. Os trabalhos foram realizados mediante solicitação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Setor de Competência Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça paulista, que deflagraram nesta quarta-feira (21) a Operação Casa Limpa, mirando em crimes de corrupção ativa e passiva, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Por determinação judicial, o prefeito de Casa Branca-SP foi afastado do cargo.
Ao todo foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, atingindo alvos em Poços de Caldas e nas cidades paulistas de Casa Branca, Santana de Parnaíba, Santos e Cubatão.
Durante os cumprimentos dos mandados em Poços foram apreendidos celulares, computadores, notebook, HDs e documentos.
Segundo apurado pelo Ministério Público até o momento, uma empresa privada de saneamento teria subornado agentes públicos, incluindo secretários municipais e prefeitos, para ser favorecida em contratos de concessão de serviços de água e esgoto em municípios do interior paulista.
Parte dos repasses de valores teria acontecido, de acordo com as investigações, mediante “triangulação financeira”, com envolvimento de terceirizados da empresa de saneamento e contas bancárias de parentes ou pessoas indicadas pelos agentes públicos.
A investigação teve como base análise de diversas provas documentais e depoimentos, além de dados bancários e fiscais de agentes públicos, familiares e pessoas próximas.
O exame do material apreendido e outras diligências darão continuidade às apurações. (Fonte: Ministério Público do Estado de São Paulo)