2022: muitos desafios e conquistas após dois anos de mandato
O ano de 2022 foi de muitas ações na Câmara Municipal. Nos últimos dois anos de mandato, foram mais de 100 projetos e anteprojetos de lei, tivemos também indicações e mais de 300 requerimentos com conquistas importantes para a população. O compromisso continua a ser com a população. Com trabalho e união, foi possível enfrentar as dificuldades sem esmorecer.
Entre os projetos de lei, gostaria de destacar a luta pelo Teste do Pezinho ampliado – aprovado por todos os vereadores e sancionado pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) cujo objetivo é regulamentar e colocar em prática no sistema público de saúde de Poços de Caldas o teste que aumenta para 50 o número de doenças raras detectadas pelo teste do pezinho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, o exame englobava apenas seis doenças.
A necessidade surgiu da necessidade de detectar mais doenças, que necessitam do pronto-diagnóstico para que os tratamentos adequados possam ser definidos. Se tais doenças não forem diagnosticadas precocemente, podem evoluir para a morte do bebê no primeiro ano de vida, por exemplo.
O cuidado com as próximas gerações continua e continuará a ser um dos meus objetivos. Prova disso, é a disponibilização por parte do município do monitor de diabetes para crianças, que irão melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Com ele, os pacientes não precisarão ser submetidos a diversas perfurações nos dedos devido às fitas que medem o nível de açúcar.
Ainda na saúde, não poderia deixar de destacar outro projeto de minha autoria também aprovado e sancionado, o medicamento em casa – uma maneira importante de evitar que a adesão aos tratamentos seja interrompida pelos pacientes que já está funcionando plenamente em Poços de Caldas para oferecer comodidade aos pacientes e ainda auxiliar no controle sobre os medicamentos de uso crônico.
Este ano, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) sancionou a Lei Complementar Nº 229, a qual é de minha autoria indicações e anteprojeto que criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A criação da nova pasta contribuirá bastante para o avanço do município em diversas questões. A partir de agora, a maioria das licenças ambientais, por exemplo, poderão ser emitidas na cidade, desburocratizando os processos e promovendo agilidade até mesmo para o início da operação de novos empreendimentos, além de promover ações de educação ambiental, normatização, controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais.
Cobrar e propor soluções ao Executivo também foi importante. No turismo apresentei indicações sobre a implantação das charretes elétricas e a terceirização dos pontos turísticos. Em emendas, foram garantidos R$ 310 mil sendo para a ADEFIP e para a compra de carteiras escolares da Escola do Bairro Santo André.
Para o futuro, novos compromissos estão no horizonte. Como a busca por emendas para o Centro Regional de Diabetes, verba para a construção de um Hospital Municipal na cidade, a conquista de uma regional de saúde, a construção de um Centro Secundário em Oncologia e do Banco de Leite Materno.
Seguiremos firme com muito trabalho e transparência.
Regina Cioffi
Vereadora e médica