Douglas Dofu fala do desafio de ser o presidente mais jovem da Câmara de Poços
Poços de Caldas, MG – A Câmara Municipal terá nos próximos dois anos o seu mais jovem presidente em toda a sua história. Aos 31 anos, Douglas Dofu foi eleito presidente da Casa e entra no lugar de Marcelo Heitor. A responsabilidade é enorme, já que ele estará numa cadeira que já foi de nomes como Antônio Carlos Pereira, Dgeney Diniz de Melo, Paulo Tadeu, Alvino Hosken de Oliveira, Sebastião Pinheiro Chagas, Edmundo Gouveia Cardillo, José Vargas de Souza, entre outros importantes políticos de Poços de Caldas. Entre os anos de 1947 e 2022, a Câmara Municipal teve 29 presidentes. Confira abaixo suas fotos, nomes e anos de mandatos.
Responsabilidade
O Mantiqueira conversou com Douglas Dofu, que está bastante empolgado em assumir o comando do Legislativo. “Sou jovem sim, mas isso não quer dizer que não estou preparado para assumir a presidência. Tenho muitos planos e este tempo como secretário do Marcelo Heitor ajudou bastante a entender como funciona a função”, destacou ele.
O maior desafio
Douglas diz que assumir a presidência da Câmara Municipal é o maior desafio de sua vida. “Vou estar na presidência da Câmara Municipal da maior cidade do sul de Minas e estou muito feliz, porém, ao mesmo tempo ciente da responsabilidade que tenho pela frente. Mas estou preparado para este desafio”, falou o vereador. No dia da eleição algumas discussões chegaram a afirmar que a pouca idade de Dofu seria um problema, mas o vereador contesta e coloca sua história política como o seu maior trunfo. “Sou jovem sim, mas minha história não é de agora. Sou empresário desde vinte e poucos anos de idade e sempre trabalhei com a gestão de pessoas, um bom gerenciamento de minha empresa que está prestes a completar 10 anos, então me sinto preparado para este cargo”, destacou Dofu. O vereador destaca que como secretário na gestão de Marcelo Heitor teve um amadurecimento muito grande e isso será fundamental nos próximos dois anos. “Tenho muito o que agradecer ao presidente Marcelo Heitor, que me deu autonomia para trabalhar. Neste período toda a leitura da Casa, as questões administrativas passavam pelas minhas mãos e agora este trabalho só será intensificado, sei que a responsabilidade será imensa, o orçamento da Câmara Municipal passará pelas minhas mãos, mas estou preparado, gosto muito de desafios e estou pronto para mais esta nova fase em sua vida”, disse Dofu. O vereador se destaca por gostar de diálogos e ouvir todos os lados antes de qualquer decisão e por isso tem tudo para realizar um grande trabalho à frente da Câmara. O bom relacionamento com os demais vereadores e assessorias da Câmara Municipal também pesa a favor do jovem presidente.
Histórico
Douglas Dofu é empresário desde os 22 anos, se formou nas escolas públicas de Poços de Caldas. Criado na zona sul, ele estudou nas escolas Pedro Afonso Junqueira, Maria Ovídia, cursou o ensino médio no David Campista, depois passou por cursos técnicos na escola Dom Bosco e na Faculdade Pitágoras cursou Engenharia de Produção. Depois abriu sua empresa.
Causas sociais
Engajado em causas sociais, ele começou a tomar conhecimento das demandas da cidade, tendo contato com mais pessoas e buscando ser um porta-voz dos problemas de cada um. Hoje é voluntário no projeto Família Belém e na Abaco.
História política
A história política de Dofu começou em 2016 e o padrinho foi o hoje também vereador Lucas Arruda. As primeiras campanhas de Dofu foram ao lado do parceiro vereador, já que ambos são amigos de longa data. “Quando ele me disse que seria candidato, acabei me entusiasmando, comecei a ajudar ele na campanha e assim foi surgindo o interesse político. O Lucas foi mostrando a importância de nós, jovens, entrarmos para a política, ocupar os espaços, já que somos o futuro do nosso país e por isso é preciso entender de fato a gestão pública de uma forma geral. Fomos amadurecendo esta ideia e tudo foi crescendo”, destacou o vereador. Além da campanha de Lucas Arruda em 2016, ele também foi atuante na campanha do então candidato a prefeito Sérgio Azevedo. “Após o pleito eleitoral, fiz a pós-graduação em gestão pública e ali comecei a entender um pouco mais sobre este assunto”, disse o vereador.
RenovaBR
Com o propósito de se tornar um político, Douglas Dofu passou em processo seletivo da RenovaBR, que apoia o surgimento de novas lideranças políticas no Brasil através da qualificação e da formação de quadros. O programa foi criado em 6 de outubro de 2017. Dofu foi o primeiro do sul de Minas selecionado neste programa. “Ali abriu totalmente minha mente, um contato com gente de todo o Brasil e entendi que precisamos ajudar as pessoas, mas precisamos saber como ajudar e a política é uma ferramenta de transformação. Tudo isso me credenciou para que eu pudesse disputar a minha primeira eleição como vereador, tive 1.044 votos e fiquei muito feliz com este resultado logo em minha primeira tentativa, sexto mais votado em Poços de Caldas. Era um cenário muito complexo e nosso partido tinha sete a oito candidatos fortíssimos e mesmo assim consegui a nossa terceira cadeira, então foi um sonho ser eleito na primeira disputa”, destacou Dofu.
“A política é uma ferramenta de aproximação e a juventude tem que ocupar os espaços de uma forma responsável e sem esta polarização que a gente está vendo nos dias de hoje”.
Presidência
O Mantiqueira questionou o que de fato levou o jovem vereador a se candidatar à presidência da Câmara. Ele lembra novamente a experiência como secretário de Marcelo Heitor e o bom relacionamento com os demais 14 vereadores. “Sempre buscamos ações de impacto e melhores na vida das pessoas e consegui ser eleito também na primeira disputa e novamente me vejo sendo desafiado”, destacou.
Deputado
Douglas Dofu foi o coordenador de campanha de Rodrigo Lopes, eleito deputado estadual. Dofu foi eleito como 1.044 votos para vereador e a curiosidade é que Rodrigo Lopes teve exatamente os mesmos 1.044 votos em Poços de Caldas para deputado estadual. “As pessoas brincam que entreguei 100% dos meus votos para ele. Fiquei muito feliz com a sua eleição, apesar de ele ser de Andradas já deixou claro que será um deputado de Poços de Caldas e da região, é um cara que vai nos ajudar muito e isso é muito importante”, ressaltou. Recentemente, Rodrigo indicou para Poços de Caldas uma ambulância e um raio-x digital. “Politicamente foi um grande ano com muitas conquistas, sempre com os pés no chão, não prometendo nada que a gente não possa fazer depois e acho que foi isso que nos levou à vitória”, disse o vereador. Para 2023, Dofu disse seguir o mesmo padrão de trabalho, já que em time que está ganhando não se mexe. Ele destaca que muitas questões internas da Câmara Municipal serão intensificadas e o planejamento das ações do próximo semestre já estão sendo feitas.
Bairros
Dofu sabe que como presidente ficará mais preso no gabinete, mas não quer deixar de acompanhar de perto as situações nos bairros da cidade, uma marca de seu mandato até agora. Ele planeja visitar as comunidades pelo menos uma vez por semana para conversar com as pessoas e saber das demandas de cada local.
Carências
A reportagem questionou o vereador sobre diversas carências da cidade. Sobre a saúde, ele destaca que as coisas pioraram com a pandemia, mas vê que a saúde na cidade deixa muito a desejar. “Temos cirurgias eletivas atrasadas, consultas e exames também e o Poder Executivo precisa reestruturar a Secretaria de Saúde. Precisamos de gestão ali, colocar a casa em ordem. Claro que os profissionais da saúde fazem um trabalho incansável, mas acredito que é o momento primordial para o Executivo reestabelecer a ordem para que a gente possa ter direcionamento. Infelizmente, sabemos que é a longo prazo que esta reestruturação vai acontecer”, destacou Dofu. O vereador lembra que as demandas não param e todos dias algum parlamentar é procurado por pessoas que precisam de atendimentos e estão desesperadas com a demora para terem seus problemas resolvidos.
Capacitação
Sobre os problemas sociais enfrentados por muitas famílias da cidade, Dofu ressalta que é preciso dar oportunidades e capacitação para que estas pessoas consigam se sustentar sozinhas. “As instituições são uma ponte de apoio, mas é preciso trabalhar o desenvolvimento das pessoas e isto dá o verdadeiro resultado. É importante a pessoa ganhar seu dinheiro. Ter a dignidade de levar seu próprio alimento, seu sustento, o brinquedo para suas crianças com seu esforço. Isso é o ideal”, destacou. “É preciso ver quem realmente quer ser ajudado. Muitas vezes as pessoas não querem ser ajudadas porque estão acostumadas a viverem na dependência de terceiros e não se importam com sua dignidade. Isso é muito triste, mas temos visto bons resultados quando a gente consegue preparar as pessoas para o mercado de trabalho, indicar elas para as empresas. Acredito muito no desenvolvimento social atrelado com o desenvolvimento econômico”, continuou. Para o vereador a grande quantidade de empresas que estão vindo para Poços de Caldas é uma saída para estas pessoas. “Se a gente pega estas pessoas em dificuldades e estão precisando de emprego e casa com as necessidades das empresas todo mundo vai estar empregado. Este é nosso sonho e é assim que a gente deseja trabalhar”, falou o vereador.
Escola do Legislativo
Dofu destaca a Escola do Legislativo, que trabalha a educação do cidadão e a educação política. Ele lembra que nos próximos dois anos serão intensificadas as ações nas escolas da cidade e uma das temáticas é justamente sobre a capacitação dos mais jovens para o mercado de trabalho. “Mas, enfim, teremos muito trabalho pela frente e vamos lutar pela cidade. Quero encerrar esta entrevista desejando a todos um Feliz Ano Novo, que Deus possa nos dar sabedoria para conduzir com a melhor forma de trabalho no Legislativo e dizer para todos que nosso gabinete estará aberto. É importante antes de tomar partido, antes de tomar qualquer decisão, a gente ouvir os dois lados já que nos dias de hoje está tudo tão polarizado e isso atrapalha pensar no melhor da cidade. Nos últimos tempos perdemos o diálogo e o respeito e isso não pode mais acontecer”, finalizou Dofu.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com