ninis_12

Ministra diz que Brasil do futuro precisa responder dívidas do passado

Data da Publicação:

12/01/2023

A jornalista e ativista Anielle Franco assumiu o cargo de ministra da Igualdade Racial nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília, em uma solenidade que também marcou a chegada de Sônia Guajajara à frente do Ministério dos Povos Indígenas.

Em um longo discurso, no qual fez um balanço crítico das marcas do racismo na sociedade brasileira, Anielle Franco chamou a atenção para a necessidade de fortalecer políticas de reparação da dívida histórica do país com o povo negro.

“Não podemos mais ignorar ou subestimar o fato de que a raça e a etnia são determinantes para a desigualdade de oportunidades no Brasil em todos os âmbitos da vida. Pessoas negras estão sub-representadas nos espaços de poder e, em contrapartida, somos as que mais estamos nos espaços de estigmatização e vulnerabilidade”, afirmou.

Apesar de a maioria da população brasileira se autodeclarar negra, Anielle Franco disse que “é possível observar que os brancos ocupam a maior parte dos cargos gerenciais, dos empregos formais e dos cargos eletivos”, acrescentando que, por outro lado, a população negra está no topo dos índices de desemprego, subemprego e de ocupações informais, além de receber os menores salários.

A nova ministra cobrou o envolvimento dos não negros na superação das desigualdades. “O Brasil do futuro precisa responder às dívidas do passado. E é por isso que em um governo de reconstrução nós gostaríamos também de falar com os não negros. O enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial é um dever de todos nós”, disse.

Propostas
A nova ministra da Igualdade Racial disse que, nos próximos 4 anos, vai trabalhar para fortalecer a Lei de Cotas e ampliar a presença de jovens negros e pobres nas universidades públicas.

Também disse que buscará aumentar a visibilidade e a presença de servidores negros e negras em cargos de tomada de decisão da administração pública. Ela adiantou que a pasta ainda deve relançar o plano Juventude Negra Viva, que promoverá ações que visem a redução da letalidade contra a juventude negra brasileira e a ampliação de oportunidades para jovens brasileiros.

Anielle Franco também mencionou o fortalecimento da política nacional de saúde integral da população negra, e a necessidade garantir direitos de comunidades quilombolas e ciganas.

As cerimônias assunção de cargos de Anielle Franco e Sônia Guajajara, que seriam realizadas separadamente, tiveram que ser remarcadas em uma só solenidade após os atos golpistas do domingo (8), que destruíram os prédios da República, incluindo a depredação do Palácio do Planalto.

Desta vez, a assunção ministerial contou com a presença do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não acompanhou as de outros auxiliares a longo da semana passada. Ele estava acompanhado da esposa, Janja da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros.

Leia Também

foto-prefeito-participa-do-inova-municipios-e-destaca-importancia-da-transformacao-digital-no-servico-publico-10-05-25

Prefeito participa do INOVA Municípios e destaca importância da transformação digital no serviço público

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, e o diretor do Departamento de Parcerias e Captação de Recursos, Thiago Arantes, participaram do INOVA Municípios, evento promovido pela Prodemge – Companhia de Tecnologia da Informação…
Audiência Pública para concessão da Thermas Antônio Carlos. Foto: Divulgação

Codemge lança edital de concessão das Thermas Antônio Carlos

Poços de Caldas, MG - A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lançou, nessa quinta-feira (8/5), edital para concessão das Thermas Antônio Carlos. A licitação está marcada para 14/7 de 2025, às 14h, na Sala Minas Gerais (Centro de…
dofu_13

Douglas Dofu questiona falta de medicamento no SUS para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

Poços de Caldas,MG - Após relatos de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que encontraram dificuldades para obter medicação na Policlínica Central, o vereador Douglas Dofu (União) apresentou um Requerimento questionando o Executivo sobre o tema. Ele quer informações sobre…
Foto: Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani defende implantação do projeto Cozinha Comunitária na zona leste

Poços de Caldas, MG - Com o objetivo de ampliar o acesso da população à comida oferecida pelo Restaurante Popular, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) está propondo ao Executivo a implantação do projeto Cozinha Comunitária na zona leste da cidade.…
foto-mobilidade-urbana-obras-e-charretes-prefeito-paulo-ney-fala-sobre-proximos-passos-09-05-25

Mobilidade urbana, obras e charretes: Prefeito Paulo Ney fala sobre próximos passos

Poços de Caldas, MG - O jornal Mantiqueira entrevista o prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney de Castro Júnior, que completou recentemente 100 dias de mandato. Na conversa, ele destaca os principais desafios e conquistas desse início de gestão,…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra propõe atenção à saúde mental de educadores

Poços de Caldas, MG - Um Requerimento foi protocolado pelo vereador Tiago Mafra (PT), com o objetivo de ter informações detalhadas acerca dos afastamentos dos professores diagnosticados com Síndrome de Burnout, depressão e transtornos de ansiedade. O documento nº 1252/2025…