Tristeza ou Depressão ?
Thays Cristina de Melo Biazzo
Psicóloga Clínica
CRP-SP 06/176689
CRP-MG 04/IS01184
Cel. (19) 9 9996-0206
Você sabe a diferença entre triste e depressão ? Se o que sente precisa de uma intervenção profissional ?
Bora descobrir !!!
Hoje em dia as pessoas estão se equivocando de alguns pensamentos e consciderações diante algumas situações.
Com certeza você passa, tem contato ou já viu pessoas passando por situações de profunda tristeza, nas quais escutam: “Você está depressiva”, e também aquelas que passam por oscilações no decorrer do dia e são chamadas de bipolar. Na verdade isso é um perigo, os sintomas não podem ser diagnosticados quando vistos de maneira isolada para caracterizar uma patologia.
As pessoas chegam nas sessões relatando os seus problemas, dilemas querendo solucionar tais situações sem sofrerem, porém isso não é possível, pois até as pessoas emocionalmente saudáveis sofrem, a tristeza e um sentimento normal e a sentimos assim como a raiva, a alegria, s frustração, a ansiedade, o medo…
Viver os sentimentos promovem transformação e crescimento, alguns desagradáveis, mas necessários.
A tristeza é um fenômeno natural no qual faz parte da nossa vida psíquica.
Alguns acontecimentos como termino de relacionamentos e perdas os levam ao sentimento de tristeza, o que altera é a intensidade, a duração e o que é feito diante de tais questões, é o que determinará o quadro de um transtorno depressivo.
A depressão é uma doença, um estado patológico assim como outros que são desenvolvidos ao longo da vida, a depressão também é caracterizada dessa forma, ocorrendo sem que o Indivíduo queira. É necessário ter o conhecimento de que a tristeza é um sentimento que está presente na depressão, mas ela nunca está sozinha como sintoma. Pode ocorrer o transtorno do sini, em alguns casos a pessoa se de sono durante o dia e quando chega a noite ao se deitar tem algum tipo de agitação que leva a insônia, pode ocorrer também a mudança do apetite, em um curto espaço de tempo a pessoa se alimenta menos e em menor espaço de tempo, pode ter o cansaço intenso e os sintomas emocionais começam a manifestar no físico, levando a dores de cabeça, no corpo, mas costas, no estômago, podendo ocorrer também a baixa do libido.
Outros fatores são os pensamentos lentificados, falta de concentração, dificuldade na memória, podendo prejudicar o desenvolvimento profissional do indivíduo.
O indivíduo começa a ter problemas com a autoestima, se olhar no espelho torna-se uma grande dificuldade, até mesmo com suas roupas.
O transtorno depressivo faz com que a pessoa fique rodeado de pensamentos negativos e sentimentos de menos valia, pessimismo, e a se comparar com seus colegas se inferiorizando.
Para estar deprimido é necessário estar triste ?
Não necessariamente. A depressão pode ocorrer sem o sentimento de tristeza. Ela e manifestada também em quem tem baixa energia, humor apático, em pessoas com grande irritabilidade.
A depressão é um sentimento de tristeza sem fim, um vazio persistente.
Depressão tem tratamento.
Se você está passando por situações semelhantes a essas no seu cotidiano, procure ajuda e se permita ser cuidado.