Comissão Técnica Consultiva da Expo-Arte de Rua realiza primeira reunião de 2023
Poços de Caldas, MG – A Comissão Técnica Consultiva da Expo-Arte de Rua realizou a primeira reunião do ano, com a presença do secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da formanda Janaína Maria Santos Rodrigues, com o tema “Análise da participação dos expositores da Expo-Arte de Rua nas políticas públicas voltadas para o artesanato no município de Poços de Caldas-MG”, acompanhada da professora orientadora Maria José Scassiotti.
A reunião foi realizada no dia 16 de janeiro, no Espaço Cultural da Urca. “Sem dúvida, o Trabalho de Conclusão de Curso traz dados importantes que poderão nos auxiliar no desenvolvimento de iniciativas de aprimoramento e fortalecimento da Expo-Arte”, destaca Mariana Chaves Oliveira, que integra a Comissão Técnica Consultiva da feira.
A Comissão tem por função assessorar a Secretara Municipal de Cultura nas questões relativas à Expo-Arte de Rua, por meio de orientações, consultorias, diligências e proposição de medidas e ações que visem promover e divulgar as obras e valores culturais do município. As reuniões da Comissão, que também avalia e aprova novos expositores visitantes, acontecem mensalmente.
30 anos
A lei de criação da Expo-Arte de Rua vai completar 30 anos em 2023. Criada pela Lei 5.041, de 26 de agosto de 1993, a feira de artes e artesanato tem por objetivo oferecer aos visitantes a oportunidade de contato com a arte e a cultura, através do trabalho de artistas e artesãos locais, além de divulgar diferentes técnicas artesanais e formas de trabalho manuais de expressivo valor artístico e criar condições para artistas plásticos e artesãos não estabelecidos comercialmente exporem e comercializarem suas obras e produções. Os expositores são artistas plásticos e artesãos aprovados em processos de avaliação da Secretaria Municipal de Cultura. Por lei, são disponibilizadas 24 vagas para artes plásticas, localizadas atrás do prédio das Thermas e 40 para artesanato, no Jardim “Elisiário Junqueira”, em frente à entrada principal.