Mercosul
A viagem do presidente Lula à Argentina e Uruguai rendeu várias polêmicas e controvérsias em relação à política econômica do atual governo.
Uma delas é a volta do financiamento com dinheiro brasileiro para obras nos vizinhos sul americanos. O presidente disse que vai investir dinheiro brasileiro nessas obras apesar do BNDES alertar que não existem reservas para estes projetos. A verdade é que já vimos este filme que não teve final feliz. Outra polêmica foi a moeda única que, em princípio, seria uma moeda Brasil/Argentina. Não ficou claro se a idéia é ter uma moeda corrente ou uma apenas para transações comerciais. Sobram críticas em relação a esta idéia porque com a inflação do vizinho perto dos 100% abraçar a Argentina neste momento é considerado um suicídio econômico.
Na passagem pelo Uruguai o presidente deparou com um colega dirigente com outros pensamentos em relação ao Mercosul. O presidente uruguaio não esta rezando na cartilha da união sul americana e defende um mercado aberto para negócios bilaterais. Enfim, o que deveria ser uma volta no sul com grandes festejos o que se viu, por hora, muita conversa e pouco resultado prático. O futuro continua incerto para o mercado regional.