Como e sua autoestima?

Data da Publicação:

28/01/2023

Thays Cristina de Melo Biazzo
Psicóloga Clínica
CRP-SP 06/176689
CRP-MG 04/IS01184

Um tema no qual as pessoas enfrentam dificuldades de se desenvolver profissionalmente e em seus relacionamentos devido sua auto imagem.
A auto estima é uma auto avaliação que a gente tem da gente mesmo, e inúmeras pessoas se questionam como fazer a auto avaliação de si mesmo? Que valor dar a si mesmo ?
Nem sempre os seus valores fazem com que tenham uma boa autoestima, pois precisa mais do que um valor fictício, é necessário um valor individual.
A própria pessoa precisa validar sua autoestima, dar os seus próprios valores, para que isso se torne uma base na qual o faça sentir bem. Se o indivíduo tem uma baixa autoestima, não é possível que consiga reconhecer o seu próprio valor.
Não existe ser humano perfeito, temos qualidades, defeitos e disfuncionalidades, a grande questão é a aceitação disso.
As pessoas com baixa auto estima acham que são ruins e que nada vai mudar aquilo, ou as pessoas que tem um ego elevado acham que são maravilhosas.
Tudo e questão de equilibrio, não existem pessoas que não são nem tão ruins e nem tão maravilhosas.
Uma das coisas mais importantes da autoestima da pessoa e ter sua própria essência, sua índole, reconhecer seu talento
Não existe pessoa perfeita, mas quanto mais cedo for identificado seu talento, melhor será sua auto estima, gerando orgulho levando-o investir nisso.
A autoestima está muito relacionada com o que a pessoa tem de melhor, com os seus talentos sem que os interrompam quando descobertos.
Busque melhorias para sua autoestima; – Foque no seu autoconhecimento;
– Seja realista;
– Não busque perfeição;
– Se exercite ao menos uma bes por semana;
– Não se compare com as pessoas a sua volta.;
– Aprecie suas qualidades.
Entre outros.
Se sofre com sua autoestima, procure um profissional e faça o seu tratamento de maneira adequada com acompanhamento.

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!