charanga

Charanga dos Artistas divulga homenageados do Carnaval 2023

Data da Publicação:

06/02/2023

Poços de Caldas, MG – Depois de dois anos, a Charanga dos Artistas volta a brilhar no Carnaval poços-caldense, reunindo companhias teatrais locais e bonecos gigantes em uma grande celebração da arte e da cultura, ao som da Banda do Miguelzinho, com as tradicionais marchinhas. Para marcar a volta da mais tradicional festa popular do país, a Charanga dos Artistas 2023 promete muitas novidades para este carnaval do reencontro que, segundo os integrantes, será com força total.

Neste ano, a Charanga vai homenagear, especialmente, os mestres da cultura tradicional de Poços de Caldas. Bonecos de Dona Orlanda, Seu Joaquim, Seu Pedro Caiapó e Seu Luiz Siqueira, além de Pedro Botelho, Bufão, Aldir Blanc e Ramon Valdés se misturam a 17 grupos teatrais, de circo e dança, levando alegria, vibração e criatividade para o Parque José Affonso Junqueira, de 18 a 21 de fevereiro (sábado a terça-feira), das 16h às 19h. Antes, na sexta-feira (17), a Charanga anima a entrega da chave da cidade ao Rei Momo Marco Oliveira, nas escadarias da Prefeitura, às 18h, seguida por Cortejo até o Parque José Affonso Junqueira, abrindo oficialmente a folia.

História
Desde 2001, o Carnaval de Poços de Caldas conta com a irreverência da Charanga dos Artistas, que reúne companhias teatrais locais e bonecos gigantes, ao som da Banda do Miguelzinho, com as tradicionais marchinhas carnavalescas. Queridíssima do público, a Charanga é garantia de diversão para toda a família durante todos os dias de Carnaval.

Criada como forma de unir a classe artística para reverenciar personalidades locais, nacionais e internacionais, a Charanga resgata a alegria do “brincar carnaval”, ao mesmo tempo em que traz para a festa momesca ícones da literatura, do cinema, da música e personagens que se destacaram em diversas áreas de atuação. Além das marchinhas e da caracterização dos artistas, bailarinos e bonecos, o diferencial da atração é a interação com o público, que é parte fundamental do espetáculo.

Novidades
O concurso Baranga da Charanga vai mudar de nome e de características em 2023 e passa a se chamar “Bufão da Charanga”. Durante as reuniões desse ano, foram tomadas decisões importantes para o projeto, que vão ao encontro das mudanças que vêm ocorrendo no mundo. Os participantes destacam que o artista, além de ser um agente da diversão, é também um ser político. E, por isso, a primeira decisão tomada conjuntamente foi a exclusão de temas e músicas que induzem ao racismo, machismo e opressão a minorias.

Para o artista Gabriel Solanno, a mudança é de grande relevância. “Eu acho muito importante e válida a retirada do concurso, pois já não é mais bem visto tratar certas coisas como piada. A Baranga da Charanga foi criada com um intuito de divertir o público, mas hoje vemos que não se encaixa mais nos nossos princípios. Fazer chacota com minorias, etnias, raça, sexualidade não é mais uma coisa que cabe na nossa sociedade”, ressalta.

Homenagens
Nesta edição, os tradicionais bonecos da Charanga reverenciam grandes mestres da cultura popular da cidade: os saudosos Seu Joaquim (Joaquim José da Cruz, mestre Moçambique, falecido em 2021), Seu Pedro Caiapó (Pedro Antônio Ramos, chefe do Grupo de Caiapós do São José, falecido em 2013), Seu Luiz Siqueira (Luiz Siqueira, Rei Congo, falecido em 2019) e Dona Orlanda da Conceição, mestre da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura e Capitã do Terno de Congo Santa Bárbara e São Gerônimo que, aos 95 anos, vai poder prestigiar a homenagem.

Entre os homenageados pelos bonecos gigantes da Charanga também está o grande letrista e compositor Aldir Blanc, falecido em maio de 2020, aos 73 anos, em decorrência da Covid-19. Em 50 anos de atividade, escreveu seu nome entre os maiores da Música Popular Brasileira, nome que também batizou a Lei de Emergência Cultural, criada para auxiliar artistas e fazedores de cultura durante a pandemia da Covid-19.

Bonecos
Aldir Blanc
Bufão
Ramon Valdés
Dona Orlanda da Conceição
Pedro Botelho
Seu Joaquim
Seu Luiz Siqueira
Seu Pedro Caiapó

Grupos
– CachorroLoco Produções – Gabriel Solano e Felippe Figueiredo – homenagem a Sociedade Protetora dos Animais.
– Companhia De Parolis de Teatro – Rose De Parolis, Thiago De Parolis e Axel De Parolis homenageiam Rainha Má e príncipes.
– Companhia de Teatro Montéchios e Capuletos – Felipe Campos e Elvis Lago em conjunto com The Power Music Dance, Matheus Reis, Breno Reis e Philipe Reis homenageiam o Centenário de Dom Ramon/ Seu Madruga.
– Companhia Naativa de Teatro – Dema Mello e Guilherme Alves Pereira (Gui Gap) o primeiro Bufão da Charanga, inspirado em personagem de Dema Mello, a drag caricata Artemizia Vulgaris.
– Companhia Penduricalhos – Homenagem aos Garis de Poços de Caldas.
– Dell’Arte Produções Artísticas – Bruna Villela e Wellington Rafael – Homenagem a Congada de Poços de Caldas.
– Equilibrius Artes – Thelma Azevedo e Luciana Rossi – Homenagem a Ciência e combate ao Coronavírus.
– Escola de Dança Gisa Carvalho – Gisa Carvalho e Julia Miglioranzi – Homenagem a Jacques Carvalho e os Anjos Mensageiros.
– Grupo Arte Expressão – Luana Ribeiro e Guilherme Assis – Homenagem aos 190 anos de Lewis Carol – Autor de Alice no País das Maravilhas.
– Grupo Beira Corpo – Nando Gonçalves e Nanda Dearo – Homenagem ao centenário da pintura Dança Fantasia, de 1923, de Jerome Myers, artista e escritor americano associado à Ashcan School, particularmente conhecido por suas representações simpáticas da paisagem urbana e seu povo.
– Grupo de Teatro Trancos e Barrancos – Luiz Munhoz, José Luiz Loiola e Tatiane Rodrigues – Homenagem a Michael Jackson, com participação especial de Willi David, da Company Enjoy Hip Hop, como Michael Jackson.
– Grupo Magia de Teatro – Deborah Soares e Sara Martins homenageiam a Escola de Samba Saci Pô.
– Monteiros e Lobatos Companhia de Teatro – Clisthenis Betti e Vinicius Betti – Homenagem a Pablo Picasso.
– Piquiliqui Produções Eventos Culturais – Adriano Franco e Lilian Tranches homenageiam os professores.
– Studio de Dança Kika de Souza e Lucia Reis – Kika de Souza e Lucia Reis – Homenagem aos Cassinos.

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!