VOCÊ SOFRE COM INSÔNIA ?
Thays Cristina de Melo Biazzo
Psicóloga Clínica
CRP-SP 06/176689
CRP-MG 04/IS01184
De acordo com a Associação Brasileira do Sono, a cada três brasileiros, pelo menos um sofre de insônia.
Existem diferentes causas para insônia, podendo ser ansiedade, stress, dores, dificuldades respiratórias, efeitos colaterais de medicações entre outros.
A insônia pode ser manifestada de três tipos diferentes, sendo eles: Insônia transiente: ela dura entre um dia a três semanas; Insônia crônica: duração superior a três semanas; Insônia intermitente: acontece um dia, passa um tempo sem ter, depois tem novamente e assim por diante.
Para saber qual o tipo da sua insônia é necessário avaliar, pois pode ser realmente uma apneia, como também ter sido um sonambulismo e a pessoa não conseguir dormir direito, pode ser dor, preocupação, ansiedade, medicação inadequada… Por isso a importância de procurar a psicoterapia, para o levantamento de dados e avaliação dos sintomas indicados pelo paciente.
Ressaltando que tem as causas que os levam a terem a insinua, mas também tem os sintomas causados pela insinua, dormir mal gera um desconforto levando a irritação, dores musculares e de cabeça, tensão, dificuldade para se concentrar, oscilação de humor, dificuldade nas questões cognitivas, olheiras, podendo também ter oscilação hormonal e baixa imunidade, pois as pessoas que não dormem bem estão propensas a desenvolver.
Algumas dicas
para ajudá-lo a
dormir melhor:
– Evite dormir durante o dia;
– Praticar exercício físico, de preferência durante a manhã ou tarde, pois a noite pode agitar o sistema em algumas pessoas e para relaxar e dormir e mais difícil (alguns casos);
– Tirar a cafeína e evite comidas pesadas no período noturno;
– Aconchego e pouca luz;
– Psicoterapia.
Lembrando que essas dicas são para as pessoas que sofrem de insônia, pois em pessoas que não sofrem pode ser que não se enquadram tais dicas.
Os prejuízos são visíveis, então caso tenha se identificado com alguns dos sintomas acima, procure um profissional.